ESTE ARTIGO APRESENTA OS RESULTADOS DE UM ESTUDO DE CASO REALIZADO EM UMA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO LOCALIZADA NA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE, NA CIDADE DE MORENO/PE. O OBJETIVO DA PESQUISA FOI COMPREENDER COMO PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS CONCEBIAM O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA ESCRITA E IDENTIFICAR LACUNAS EXISTENTES EM SEU PROCESSO FORMATIVO A RESPEITO DAS TEORIAS EDUCACIONAIS LIGADAS À ALFABETIZAÇÃO. A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA POR MEIO DE UM FORMULÁRIO ELETRÔNICO (GOOGLE FORMS) ATRAVÉS DO QUAL OS PARTICIPANTES RESPONDERAM QUESTÕES RELACIONADAS À SUA FORMAÇÃO PROFISSIONAL E AO SEU CONHECIMENTO SOBRE METODOLOGIAS VOLTADAS PARA A PERSPECTIVA DO ALFABETIZAR LETRANDO E DA EXPLORAÇÃO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA. PARTICIPARAM DA PESQUISA 8 PROFISSIONAIS VOLUNTÁRIOS E OS DADOS OBTIDOS APONTARAM QUE 50% DOS PROFESSORES TINHAM A FORMAÇÃO INICIAL EM PEDAGOGIA, 12,5% TINHAM APENAS O MAGISTÉRIO/NORMAL MÉDIO E 37,5% TINHAM MAGISTÉRIO E GRADUAÇÃO EM OUTRA ÁREA DO CONHECIMENTO. QUANTO AO CONHECIMENTO DAS METODOLOGIAS DE ALFABETIZAÇÃO, FOI IDENTIFICADO QUE 50% DOS PROFESSORES CONHECIAM ESSES TEMAS E PARECIAM UTILIZAR ADEQUADAMENTE TAIS CONHECIMENTOS EM SUA PRÁTICA. NO ENTANTO, 37,5% DECLARARAM CONHECER AS TEORIAS, MAS NÃO SOUBERAM RELACIONÁ-LAS À PRÁTICA PEDAGÓGICA, REVELANDO INCONSISTÊNCIA TEÓRICA, E 12,5% DOS DOCENTES RESPONDERAM NUNCA TER OUVIDO FALAR NA EXPLORAÇÃO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E NEM NA PROPOSTA DO ALFABETIZAR LETRANDO. OS RESULTADOS INDICAM QUE AINDA HÁ LACUNAS NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES, ESPECIALMENTE OS ATUANTES NA EJA, O QUE REVELA A EXTREMA NECESSIDADE DE UMA POLÍTICA DE FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA DE QUALIDADE.