ENSINO DO SISTEMA DE ESCRITA NA EJA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOCENTES
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 81526 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2911 "inscrito_id" => 6758 "titulo" => "ENSINO DO SISTEMA DE ESCRITA NA EJA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOCENTES" "resumo" => "ESTE ARTIGO APRESENTA OS RESULTADOS DE UM ESTUDO DE CASO REALIZADO EM UMA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO LOCALIZADA NA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE, NA CIDADE DE MORENO/PE. O OBJETIVO DA PESQUISA FOI COMPREENDER COMO PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS CONCEBIAM O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA ESCRITA E IDENTIFICAR LACUNAS EXISTENTES EM SEU PROCESSO FORMATIVO A RESPEITO DAS TEORIAS EDUCACIONAIS LIGADAS À ALFABETIZAÇÃO. A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA POR MEIO DE UM FORMULÁRIO ELETRÔNICO (GOOGLE FORMS) ATRAVÉS DO QUAL OS PARTICIPANTES RESPONDERAM QUESTÕES RELACIONADAS À SUA FORMAÇÃO PROFISSIONAL E AO SEU CONHECIMENTO SOBRE METODOLOGIAS VOLTADAS PARA A PERSPECTIVA DO ALFABETIZAR LETRANDO E DA EXPLORAÇÃO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA. PARTICIPARAM DA PESQUISA 8 PROFISSIONAIS VOLUNTÁRIOS E OS DADOS OBTIDOS APONTARAM QUE 50% DOS PROFESSORES TINHAM A FORMAÇÃO INICIAL EM PEDAGOGIA, 12,5% TINHAM APENAS O MAGISTÉRIO/NORMAL MÉDIO E 37,5% TINHAM MAGISTÉRIO E GRADUAÇÃO EM OUTRA ÁREA DO CONHECIMENTO. QUANTO AO CONHECIMENTO DAS METODOLOGIAS DE ALFABETIZAÇÃO, FOI IDENTIFICADO QUE 50% DOS PROFESSORES CONHECIAM ESSES TEMAS E PARECIAM UTILIZAR ADEQUADAMENTE TAIS CONHECIMENTOS EM SUA PRÁTICA. NO ENTANTO, 37,5% DECLARARAM CONHECER AS TEORIAS, MAS NÃO SOUBERAM RELACIONÁ-LAS À PRÁTICA PEDAGÓGICA, REVELANDO INCONSISTÊNCIA TEÓRICA, E 12,5% DOS DOCENTES RESPONDERAM NUNCA TER OUVIDO FALAR NA EXPLORAÇÃO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E NEM NA PROPOSTA DO ALFABETIZAR LETRANDO. OS RESULTADOS INDICAM QUE AINDA HÁ LACUNAS NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES, ESPECIALMENTE OS ATUANTES NA EJA, O QUE REVELA A EXTREMA NECESSIDADE DE UMA POLÍTICA DE FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA DE QUALIDADE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO., , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA101_ID6758_05112021151905.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "YASMIM CONCEIÇÃO DO NASCIMENTO SILVA" "autor_nome_curto" => "YASMIM SILVA" "autor_email" => "yaimmim@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 81526 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2911 "inscrito_id" => 6758 "titulo" => "ENSINO DO SISTEMA DE ESCRITA NA EJA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOCENTES" "resumo" => "ESTE ARTIGO APRESENTA OS RESULTADOS DE UM ESTUDO DE CASO REALIZADO EM UMA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO LOCALIZADA NA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE, NA CIDADE DE MORENO/PE. O OBJETIVO DA PESQUISA FOI COMPREENDER COMO PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS CONCEBIAM O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA ESCRITA E IDENTIFICAR LACUNAS EXISTENTES EM SEU PROCESSO FORMATIVO A RESPEITO DAS TEORIAS EDUCACIONAIS LIGADAS À ALFABETIZAÇÃO. A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA POR MEIO DE UM FORMULÁRIO ELETRÔNICO (GOOGLE FORMS) ATRAVÉS DO QUAL OS PARTICIPANTES RESPONDERAM QUESTÕES RELACIONADAS À SUA FORMAÇÃO PROFISSIONAL E AO SEU CONHECIMENTO SOBRE METODOLOGIAS VOLTADAS PARA A PERSPECTIVA DO ALFABETIZAR LETRANDO E DA EXPLORAÇÃO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA. PARTICIPARAM DA PESQUISA 8 PROFISSIONAIS VOLUNTÁRIOS E OS DADOS OBTIDOS APONTARAM QUE 50% DOS PROFESSORES TINHAM A FORMAÇÃO INICIAL EM PEDAGOGIA, 12,5% TINHAM APENAS O MAGISTÉRIO/NORMAL MÉDIO E 37,5% TINHAM MAGISTÉRIO E GRADUAÇÃO EM OUTRA ÁREA DO CONHECIMENTO. QUANTO AO CONHECIMENTO DAS METODOLOGIAS DE ALFABETIZAÇÃO, FOI IDENTIFICADO QUE 50% DOS PROFESSORES CONHECIAM ESSES TEMAS E PARECIAM UTILIZAR ADEQUADAMENTE TAIS CONHECIMENTOS EM SUA PRÁTICA. NO ENTANTO, 37,5% DECLARARAM CONHECER AS TEORIAS, MAS NÃO SOUBERAM RELACIONÁ-LAS À PRÁTICA PEDAGÓGICA, REVELANDO INCONSISTÊNCIA TEÓRICA, E 12,5% DOS DOCENTES RESPONDERAM NUNCA TER OUVIDO FALAR NA EXPLORAÇÃO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E NEM NA PROPOSTA DO ALFABETIZAR LETRANDO. OS RESULTADOS INDICAM QUE AINDA HÁ LACUNAS NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES, ESPECIALMENTE OS ATUANTES NA EJA, O QUE REVELA A EXTREMA NECESSIDADE DE UMA POLÍTICA DE FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA DE QUALIDADE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO., , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA101_ID6758_05112021151905.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "YASMIM CONCEIÇÃO DO NASCIMENTO SILVA" "autor_nome_curto" => "YASMIM SILVA" "autor_email" => "yaimmim@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }