Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DO SISTEMA DE ESCRITA NA EJA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOCENTES

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DOCENTE, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO., , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
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Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

ESTE ARTIGO APRESENTA OS RESULTADOS DE UM ESTUDO DE CASO REALIZADO EM UMA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO LOCALIZADA NA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE, NA CIDADE DE MORENO/PE. O OBJETIVO DA PESQUISA FOI COMPREENDER COMO PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS CONCEBIAM O PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA ESCRITA E IDENTIFICAR LACUNAS EXISTENTES EM SEU PROCESSO FORMATIVO A RESPEITO DAS TEORIAS EDUCACIONAIS LIGADAS À ALFABETIZAÇÃO. A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA POR MEIO DE UM FORMULÁRIO ELETRÔNICO (GOOGLE FORMS) ATRAVÉS DO QUAL OS PARTICIPANTES RESPONDERAM QUESTÕES RELACIONADAS À SUA FORMAÇÃO PROFISSIONAL E AO SEU CONHECIMENTO SOBRE METODOLOGIAS VOLTADAS PARA A PERSPECTIVA DO ALFABETIZAR LETRANDO E DA EXPLORAÇÃO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA. PARTICIPARAM DA PESQUISA 8 PROFISSIONAIS VOLUNTÁRIOS E OS DADOS OBTIDOS APONTARAM QUE 50% DOS PROFESSORES TINHAM A FORMAÇÃO INICIAL EM PEDAGOGIA, 12,5% TINHAM APENAS O MAGISTÉRIO/NORMAL MÉDIO E 37,5% TINHAM MAGISTÉRIO E GRADUAÇÃO EM OUTRA ÁREA DO CONHECIMENTO. QUANTO AO CONHECIMENTO DAS METODOLOGIAS DE ALFABETIZAÇÃO, FOI IDENTIFICADO QUE 50% DOS PROFESSORES CONHECIAM ESSES TEMAS E PARECIAM UTILIZAR ADEQUADAMENTE TAIS CONHECIMENTOS EM SUA PRÁTICA. NO ENTANTO, 37,5% DECLARARAM CONHECER AS TEORIAS, MAS NÃO SOUBERAM RELACIONÁ-LAS À PRÁTICA PEDAGÓGICA, REVELANDO INCONSISTÊNCIA TEÓRICA, E 12,5% DOS DOCENTES RESPONDERAM NUNCA TER OUVIDO FALAR NA EXPLORAÇÃO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E NEM NA PROPOSTA DO ALFABETIZAR LETRANDO. OS RESULTADOS INDICAM QUE AINDA HÁ LACUNAS NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES, ESPECIALMENTE OS ATUANTES NA EJA, O QUE REVELA A EXTREMA NECESSIDADE DE UMA POLÍTICA DE FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA DE QUALIDADE.

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