ESTE ARTIGO APRESENTA UM LEVANTAMENTO DAS PRODUÇÕES PUBLICADAS NOS ANAIS DAS ÚLTIMAS 5 EDIÇÕES (2011-2019) DO ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, O ENPEC, ENVOLVENDO O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. NOSSO OBJETIVO É COMPREENDER DE QUE FORMA A EDUCAÇÃO INFANTIL SE FAZ PRESENTE NAS PESQUISAS APRESENTADAS EM UM IMPORTANTE EVENTO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTRIBUINDO PARA UMA EDUCAÇÃO CIENTIFICA QUE PREZE POR UMA FORMAÇÃO CIDADÃ E CRÍTICA DO ESTUDANTE DURANTE A INFÂNCIA. COMO REFERENCIAL TEÓRICO, UTILIZAMOS A ANÁLISE DE CONTEÚDO DE LAURENCE BARDIN (1997). NOSSOS RESULTADOS INDICAM UMA QUANTIDADE POUCO EXPRESSIVA DE PESQUISAS NESSA TEMÁTICA. NO ENTANTO, A MAIOR PARTE DESSES TRABALHOS APRESENTA O ENSINO DE CIÊNCIAS COMO UMA IMPORTANTE FERRAMENTA NA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO QUE PRIORIZA A FORMAÇÃO CRÍTICA E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE CIDADÃ.