A REALIDADE VIRTUAL VEM SENDO UTILIZADA DE FORMA ESTRAT?GICA POR MUSEUS EM VISTA A ATUALIZAR SUAS A??ES EDUCATIVAS E ESTIMULAR MAIOR INTERESSE NA EXPERI?NCIA EST?TICA NA FRUI??O DE OBRAS DE ARTE. A RECRIA??O DE PINTURAS DE FORMA IMERSIVA EM 360? FOMENTA DE FORMA SIGNIFICATIVA A PERCEP??O SENS?VEL DO ESPECTADOR E O COLOCA TAMB?M COMO COAUTOR AO APRESENTAR O DESENVOLVIMENTO DE UM SENTIDO A PARTIR DA PR?PRIA EXPERI?NCIA DA FRUI??O. A ARTE-EDUCA??O PODE SE VALER DESTA TECNOLOGIA PEDAG?GICA PARA TORNAR A EXPERI?NCIA EST?TICA NO ENSINO DE ARTES MAIS ATRATIVA E SIGNIFICATIVA. A REALIDADE VIRTUAL APRESENTA-SE COMO UMA APROXIMA??O DE UMA DEMANDA POR INOVA??ES TECNOL?GICAS NA SOCIEDADE E SUA IMERS?O POSSIBILITA ABRANGER OS PRINCIPAIS EIXOS DA ARTE-EDUCA??O DE ACORDO COM OS PAR?METROS CURRICULARES NACIONAIS DE ARTE: APRECIA??O, CONTEXTUALIZA??O E FAZER ART?STICOS. SENDO ASSIM, A PARTIR DE UMA PESQUISA BIBLIOGR?FICA E OBSERVA??ES A PARTIR DA UTILIZA??O EM SALA DE AULA DESTA TECNOLOGIA, OBJETIVA-SE APONTAR UM CAMINHO PARA FUTURA VINCULA??O DA REALIDADE VIRTUAL COMO RECURSO PEDAG?GICO DE LEITURA DE IMAGENS NO ENSINO DE ARTES NA EDUCA??O B?SICA.