POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS QUE PROMOVAM A LEITURA DE MUNDO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) DE GEOGRAFIA A PARTIR DO DIÁLOGO COM O PENSAMENTO FREIREANO
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 79958 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 660 "inscrito_id" => 691 "titulo" => "POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS QUE PROMOVAM A LEITURA DE MUNDO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) DE GEOGRAFIA A PARTIR DO DIÁLOGO COM O PENSAMENTO FREIREANO" "resumo" => "O MEIO TÉCNICO-CIENTÍFICO-INFORMACIONAL SE APRESENTA IMPERATIVO NA ATUAL FASE GLOBALIZATÓRIA DO MUNDO. EM NOME DO AVANÇO TECNOLÓGICO E DO CONSUMISMO QUE O ACOMPANHA, HÁ UM COMPORTAMENTO ACELERADO E DITADO POR REGRAS IMPOSTAS À SOCIEDADE, QUE CONFUNDE OS ESPÍRITOS. ASSIM, SOMOS CONVIDADOS (AS) A ASSUMIR NOSSA PRÓPRIA CONDIÇÃO DE SER E ESTAR NO MUNDO. ESSE MOMENTO GARANTE UMA INFINIDADE DE TÉCNICAS SOFISTICADAS E CHEIAS DE INTENCIONALIDADES, QUE VÃO SE SOBREPONDO ÀS JÁ EXISTENTES, EM UM RITMO INTENSO. A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES (AS) DA REDE MUNICIPAL DO RECIFE DURANTE O ANO DE 2021, QUE MARCA O CENTENÁRIO DO EDUCADOR PAULO FREIRE, VEM TRABALHANDO DE FORMA REMOTA, TEMÁTICAS VOLTADAS PARA A VIDA E OBRA DESSE EDUCADOR, ALÉM DE ESTABELECER DIÁLOGO ENTRE OS COMPONENTES CURRICULARES. DIANTE DO CONTEXTO IMPOSTO PELA PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS (COVID-19), A FORMAÇÃO CONTINUADA DE GEOGRAFIA VEM ACOMPANHANDO ORIENTAÇÕES DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO RECIFE E A ESCOLA DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES DO RECIFE PROFESSOR PAULO FREIRE - EFER, QUE PROPÕE O MOVIMENTO DE REVISITAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA A PARTIR DA AÇÃO-REFLEXÃO-AÇÃO, “REINVENTANDO” PAULO FREIRE E CONTRIBUINDO COM UMA EDUCAÇÃO ÉTICA, PROGRESSISTA, HUMANIZADORA E TRANSFORMADORA NAS ESCOLAS A PARTIR DAS FORMAÇÕES CONTINUADAS. A LEITURA DE MUNDO FAZ PARTE DE UMA EDUCAÇÃO PROBLEMATIZADORA, COMPLEXA, QUE VALORIZA OS SUJEITOS E RECONHECE SUA INTERAÇÃO COM OS LUGARES DE VIVÊNCIA. COMO RESULTADO, PERCEBE-SE MAIOR APROFUNDAMENTO TEÓRICO RELACIONADOS À PEDAGOGIA FREIREANA E A BUSCA POR UMA GEOGRAFIA HOLÍSTICA E COMPROMETIDA COM A VIDA E COM SEU OBJETO DE ESTUDO, O ESPAÇO GEOGRÁFICO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PENSAMENTO FREIREANO, LEITURA DE MUNDO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA101_ID691_29072021003117.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ANA PAULA FREIRE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANA PAULA FREIRE" "autor_email" => "m.anapfreire@hotmail.com" "autor_ies" => "FUNDAJ/UFRPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 79958 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 660 "inscrito_id" => 691 "titulo" => "POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS QUE PROMOVAM A LEITURA DE MUNDO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) DE GEOGRAFIA A PARTIR DO DIÁLOGO COM O PENSAMENTO FREIREANO" "resumo" => "O MEIO TÉCNICO-CIENTÍFICO-INFORMACIONAL SE APRESENTA IMPERATIVO NA ATUAL FASE GLOBALIZATÓRIA DO MUNDO. EM NOME DO AVANÇO TECNOLÓGICO E DO CONSUMISMO QUE O ACOMPANHA, HÁ UM COMPORTAMENTO ACELERADO E DITADO POR REGRAS IMPOSTAS À SOCIEDADE, QUE CONFUNDE OS ESPÍRITOS. ASSIM, SOMOS CONVIDADOS (AS) A ASSUMIR NOSSA PRÓPRIA CONDIÇÃO DE SER E ESTAR NO MUNDO. ESSE MOMENTO GARANTE UMA INFINIDADE DE TÉCNICAS SOFISTICADAS E CHEIAS DE INTENCIONALIDADES, QUE VÃO SE SOBREPONDO ÀS JÁ EXISTENTES, EM UM RITMO INTENSO. A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES (AS) DA REDE MUNICIPAL DO RECIFE DURANTE O ANO DE 2021, QUE MARCA O CENTENÁRIO DO EDUCADOR PAULO FREIRE, VEM TRABALHANDO DE FORMA REMOTA, TEMÁTICAS VOLTADAS PARA A VIDA E OBRA DESSE EDUCADOR, ALÉM DE ESTABELECER DIÁLOGO ENTRE OS COMPONENTES CURRICULARES. DIANTE DO CONTEXTO IMPOSTO PELA PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS (COVID-19), A FORMAÇÃO CONTINUADA DE GEOGRAFIA VEM ACOMPANHANDO ORIENTAÇÕES DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO RECIFE E A ESCOLA DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES DO RECIFE PROFESSOR PAULO FREIRE - EFER, QUE PROPÕE O MOVIMENTO DE REVISITAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA A PARTIR DA AÇÃO-REFLEXÃO-AÇÃO, “REINVENTANDO” PAULO FREIRE E CONTRIBUINDO COM UMA EDUCAÇÃO ÉTICA, PROGRESSISTA, HUMANIZADORA E TRANSFORMADORA NAS ESCOLAS A PARTIR DAS FORMAÇÕES CONTINUADAS. A LEITURA DE MUNDO FAZ PARTE DE UMA EDUCAÇÃO PROBLEMATIZADORA, COMPLEXA, QUE VALORIZA OS SUJEITOS E RECONHECE SUA INTERAÇÃO COM OS LUGARES DE VIVÊNCIA. COMO RESULTADO, PERCEBE-SE MAIOR APROFUNDAMENTO TEÓRICO RELACIONADOS À PEDAGOGIA FREIREANA E A BUSCA POR UMA GEOGRAFIA HOLÍSTICA E COMPROMETIDA COM A VIDA E COM SEU OBJETO DE ESTUDO, O ESPAÇO GEOGRÁFICO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PENSAMENTO FREIREANO, LEITURA DE MUNDO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA101_ID691_29072021003117.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ANA PAULA FREIRE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANA PAULA FREIRE" "autor_email" => "m.anapfreire@hotmail.com" "autor_ies" => "FUNDAJ/UFRPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }