O MEIO TÉCNICO-CIENTÍFICO-INFORMACIONAL SE APRESENTA IMPERATIVO NA ATUAL FASE GLOBALIZATÓRIA DO MUNDO. EM NOME DO AVANÇO TECNOLÓGICO E DO CONSUMISMO QUE O ACOMPANHA, HÁ UM COMPORTAMENTO ACELERADO E DITADO POR REGRAS IMPOSTAS À SOCIEDADE, QUE CONFUNDE OS ESPÍRITOS. ASSIM, SOMOS CONVIDADOS (AS) A ASSUMIR NOSSA PRÓPRIA CONDIÇÃO DE SER E ESTAR NO MUNDO. ESSE MOMENTO GARANTE UMA INFINIDADE DE TÉCNICAS SOFISTICADAS E CHEIAS DE INTENCIONALIDADES, QUE VÃO SE SOBREPONDO ÀS JÁ EXISTENTES, EM UM RITMO INTENSO. A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES (AS) DA REDE MUNICIPAL DO RECIFE DURANTE O ANO DE 2021, QUE MARCA O CENTENÁRIO DO EDUCADOR PAULO FREIRE, VEM TRABALHANDO DE FORMA REMOTA, TEMÁTICAS VOLTADAS PARA A VIDA E OBRA DESSE EDUCADOR, ALÉM DE ESTABELECER DIÁLOGO ENTRE OS COMPONENTES CURRICULARES. DIANTE DO CONTEXTO IMPOSTO PELA PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS (COVID-19), A FORMAÇÃO CONTINUADA DE GEOGRAFIA VEM ACOMPANHANDO ORIENTAÇÕES DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO RECIFE E A ESCOLA DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES DO RECIFE PROFESSOR PAULO FREIRE - EFER, QUE PROPÕE O MOVIMENTO DE REVISITAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA A PARTIR DA AÇÃO-REFLEXÃO-AÇÃO, “REINVENTANDO” PAULO FREIRE E CONTRIBUINDO COM UMA EDUCAÇÃO ÉTICA, PROGRESSISTA, HUMANIZADORA E TRANSFORMADORA NAS ESCOLAS A PARTIR DAS FORMAÇÕES CONTINUADAS. A LEITURA DE MUNDO FAZ PARTE DE UMA EDUCAÇÃO PROBLEMATIZADORA, COMPLEXA, QUE VALORIZA OS SUJEITOS E RECONHECE SUA INTERAÇÃO COM OS LUGARES DE VIVÊNCIA. COMO RESULTADO, PERCEBE-SE MAIOR APROFUNDAMENTO TEÓRICO RELACIONADOS À PEDAGOGIA FREIREANA E A BUSCA POR UMA GEOGRAFIA HOLÍSTICA E COMPROMETIDA COM A VIDA E COM SEU OBJETO DE ESTUDO, O ESPAÇO GEOGRÁFICO.