ESTE TRABALHO ABORDA AS PRÁTICAS DIDÁTICAS QUE UTILIZAM TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA AUXILIAR NO PROCESSO DO ENSINO. EM PARTICULAR, PROPÕE QUE O SOFTWARE DE GEOMETRIA DINÂMICA EDUCACIONAL GEOGEBRA SEJA UTILIZADO NO ENSINO DA GEOMETRIA ANALÍTICA, UTILIZANDO SUAS APLICAÇÕES NA COMPUTAÇÃO GRÁFICA COMO RECURSO MOTIVACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO DOS ESTUDOS. A ARGUMENTAÇÃO É SUSTENTADA POR UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA FUNDAMENTADA NOS LIVROS INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO E FASES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: SALA DE AULA E INTERNET EM MOVIMENTO, E EM PERIÓDICOS CIENTÍFICOS QUE TRATAM DO ENSINO DA GEOMETRIA ANALÍTICA ATRAVÉS DO GEOGEBRA E DO USO DA COMPUTAÇÃO GRÁFICA, E OUTROS RECURSOS TECNOLÓGICOS, NO CONTEXTO EDUCACIONAL. AO LONGO DAS SEÇÕES APRESENTAM-SE DISCUSSÕES SOBRE A PROBLEMATIZAÇÃO DO USO DAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA, SOBRE AS POTENCIALIDADES DO GEOGEBRA NO ESTUDO DA GEOMETRIA ANALÍTICA E SOBRE COMO A COMPUTAÇÃO GRÁFICA PODE SER UTILIZADA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA. ESPERA-SE QUE O USO DA FERRAMENTA PROPORCIONE A EXPANSÃO DO PENSAMENTO NA COMPREENSÃO DE CONCEITOS DE GEOMETRIA ANALÍTICA.