PEREIRA, Denilson Diniz. O ensino de filosofia a partir dos saberes primevos. VII CONEDU - Conedu em Casa... Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/80340>. Acesso em: 22/12/2024 18:07
A PESQUISA FOI REALIZADA COM DOIS PROFESSORES QUE MINISTRARAM A DISCIPLINA DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE MANAUS/AM, COM OBJETIVO DE IDENTIFICAR SE OS CONHECIMENTOS FILOSÓFICOS DESENVOLVIDOS NA ESCOLA PODERIAM PROPICIAR AOS ESTUDANTES REFLETIR, PENSAR E INTERPRETAR O MUNDO QUE OS CERCA. A MESMA ASSUME UMA ABORDAGEM QUALITATIVA POR COMPREENDER QUE O TEMA PESQUISADO É DINÂMICO E OS SUJEITOS ENVOLVIDOS ASSINARAM O TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO-TCLE. PARA FREIRE (1987), SUPERAR E CONCRETIZAR A CRÍTICA SOCIAL TEÓRICA É A PRÁXIS QUE PODE PROPICIAR AO SER HUMANO CONSTRUIR A SI MESMO E AO SEU MUNDO, DE FORMA LIVRE E AUTÔNOMA, EM UMA FORMAÇÃO CULTURAL, POLÍTICA, ECONÔMICA E, POR QUE NÃO, CIENTÍFICA. NESTE ESPAÇO O PROFESSOR É O RESPONSÁVEL PELA MEDIAÇÃO DO PROCESSO EDUCACIONAL, COMO PROPONENTE DE UMA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA ENTRE OS SABERES CIENTÍFICOS E OS PRIMEVOS COMO ENSINA CHASSOT (1995), VISTO QUE OS SABERES FORMAIS DA ESCOLA PODEM DIALOGAR COM OS SABERES FAMILIARES, POPULARES, OU SEJA, CULTURAIS DO ESTUDANTE. CONCLUÍ-SE QUE HÁ DIFERENTES PERSPECTIVAS PARA OLHARMOS O MUNDO NATURAL POSTO QUE A CIÊNCIA NÃO DETÉM A VERDADE, MAS ADOTA ALGUMAS VERDADES TRANSITÓRIAS, EM UM CENÁRIO PARCIAL ONDE OS SERES HUMANOS NÃO SÃO O CENTRO DA NATUREZA, MAS ELEMENTOS DA MESMA.