ENQUANTO POL?TICA P?BLICA DE FORMA??O DE PROFESSORES, O PROGRAMA RESID?NCIA PEDAG?GICA (PRP) CONSISTE COMO UMA POSSIBILIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA NOVA CULTURA EDUCACIONAL, OFERECENDO AOS FUTUROS PROFESSORES A POSSIBILIDADE DE CONSTRU??O DA IDENTIDADE DOCENTE, BEM COMO, SE PREPARAR, PARA O CAMPO DE ATUA??O PROFISSIONAL. O PRESENTE TRABALHO APRESENTA UM RECORTE DAS EXPERI?NCIAS VIVENCIADAS DURANTE O PRP/UFPI, DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCA??O DO CAMPO/CI?NCIAS DA NATUREZA, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAU? (UFPI), CAMPUS AM?LCAR FERREIRA SOBRAL (CAFS). O OBJETIVO DESTE ESTUDO ? DESCREVER AS CONTRIBUI??ES DO PRP PARA A FORMA??O DO PROFESSOR DO CAMPO, ATRAV?S DAS EXPERI?NCIAS VIVIDAS E COMPARTILHADAS NO ?MBITO DO PROGRAMA, NA ESCOLA MUNICIPAL ALEXANDRE NUNES DE ALMEIDA, LOCALIZADA NA COMUNIDADE VEREDA GRANDE, ZONA RURAL DO MUN?CIPIO DE FLORIANO-PI. A EXPERI?NCIA QUE TIVEMOS NA ESCOLA MUNICIPAL ALEXANDRE NUNES DE ALMEIDA POSSIBILITOU A BUSCA PELO CONHECIMENTO E DE ESTRAT?GIAS DE ENSINO QUE OTIMIZASSEM O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, AL?M DE PERCEBER A IMPORT?NCIA QUE O PRP DENTRO DAS ESCOLAS VINCULADAS, TANTOS PARA OS RESIDENTES COMO PARA OS PROFESSORES ENVOLVIDOS. AS PR?TICAS VIVIDAS CONTRIBU?RAM PARA AMPLIAR NOSSA VIS?O ENQUANTO FUTUROS PROFESSORES DAS ESCOLAS DO CAMPO. O PRP OPORTUNIZOU ADENTRAR O CONTEXTO ESCOLAR, VERIFICANDO: COMO SE CONSTR?I O ESPA?O ESCOLAR E AS RELA??ES DA ESCOLA DO CAMPO, QUE ELEMENTOS IMPULSIONAM A PRODU??O DE SABERES E CONHECIMENTOS TE?RICO-PR?TICOS NO SEU COTIDIANO, DENTRE OUTROS ASPECTOS. MESMO DIANTE DE TODAS AS ADVERSIDADES, PRECISAMOS ESTAR BUSCANDO ESTRAT?GIAS PARA FAZERMOS A DIFEREN?A SOBRE A REALIDADE DA ESCOLA DO CAMPO E OS DESAFIOS QUE ELA ENFRENTA.