Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CAMPO, DA LEDOC/CAFS/UFPI

Palavra-chaves: PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO DO CAMPO., , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 80090
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 815
    "inscrito_id" => 1589
    "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CAMPO, DA LEDOC/CAFS/UFPI"
    "resumo" => "ENQUANTO POL?TICA P?BLICA DE FORMA??O DE PROFESSORES, O PROGRAMA RESID?NCIA PEDAG?GICA (PRP) CONSISTE COMO UMA POSSIBILIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA NOVA CULTURA EDUCACIONAL, OFERECENDO AOS FUTUROS PROFESSORES A POSSIBILIDADE DE CONSTRU??O DA IDENTIDADE DOCENTE, BEM COMO, SE PREPARAR, PARA O CAMPO DE ATUA??O PROFISSIONAL. O PRESENTE TRABALHO APRESENTA UM RECORTE DAS EXPERI?NCIAS VIVENCIADAS DURANTE O PRP/UFPI, DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCA??O DO CAMPO/CI?NCIAS DA NATUREZA, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAU? (UFPI), CAMPUS AM?LCAR FERREIRA SOBRAL (CAFS). O OBJETIVO DESTE ESTUDO ? DESCREVER AS CONTRIBUI??ES DO PRP PARA A FORMA??O DO PROFESSOR DO CAMPO, ATRAV?S DAS EXPERI?NCIAS VIVIDAS E COMPARTILHADAS NO ?MBITO DO PROGRAMA, NA ESCOLA MUNICIPAL ALEXANDRE NUNES DE ALMEIDA, LOCALIZADA NA COMUNIDADE VEREDA GRANDE, ZONA RURAL DO MUN?CIPIO DE FLORIANO-PI. A EXPERI?NCIA QUE TIVEMOS NA ESCOLA MUNICIPAL ALEXANDRE NUNES DE ALMEIDA POSSIBILITOU A BUSCA PELO CONHECIMENTO E DE ESTRAT?GIAS DE ENSINO QUE OTIMIZASSEM O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, AL?M DE PERCEBER A IMPORT?NCIA QUE O PRP DENTRO DAS ESCOLAS VINCULADAS, TANTOS PARA OS RESIDENTES COMO PARA OS PROFESSORES ENVOLVIDOS. AS PR?TICAS VIVIDAS CONTRIBU?RAM PARA AMPLIAR NOSSA VIS?O ENQUANTO FUTUROS PROFESSORES DAS ESCOLAS DO CAMPO. O PRP OPORTUNIZOU ADENTRAR O CONTEXTO ESCOLAR, VERIFICANDO: COMO SE CONSTR?I O ESPA?O ESCOLAR E AS RELA??ES DA ESCOLA DO CAMPO, QUE ELEMENTOS IMPULSIONAM A PRODU??O DE SABERES E CONHECIMENTOS TE?RICO-PR?TICOS NO SEU COTIDIANO, DENTRE OUTROS ASPECTOS. MESMO DIANTE DE TODAS AS ADVERSIDADES, PRECISAMOS ESTAR BUSCANDO ESTRAT?GIAS PARA FAZERMOS A DIFEREN?A SOBRE A REALIDADE DA ESCOLA DO CAMPO E OS DESAFIOS QUE ELA ENFRENTA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO DO CAMPO., , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA101_ID_29072021165017.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KEILA VIEIRA CARVALHO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "KEILA CARVALHO"
    "autor_email" => "keilacarvalho123456@hotma"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 80090
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 815
    "inscrito_id" => 1589
    "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CAMPO, DA LEDOC/CAFS/UFPI"
    "resumo" => "ENQUANTO POL?TICA P?BLICA DE FORMA??O DE PROFESSORES, O PROGRAMA RESID?NCIA PEDAG?GICA (PRP) CONSISTE COMO UMA POSSIBILIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA NOVA CULTURA EDUCACIONAL, OFERECENDO AOS FUTUROS PROFESSORES A POSSIBILIDADE DE CONSTRU??O DA IDENTIDADE DOCENTE, BEM COMO, SE PREPARAR, PARA O CAMPO DE ATUA??O PROFISSIONAL. O PRESENTE TRABALHO APRESENTA UM RECORTE DAS EXPERI?NCIAS VIVENCIADAS DURANTE O PRP/UFPI, DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCA??O DO CAMPO/CI?NCIAS DA NATUREZA, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAU? (UFPI), CAMPUS AM?LCAR FERREIRA SOBRAL (CAFS). O OBJETIVO DESTE ESTUDO ? DESCREVER AS CONTRIBUI??ES DO PRP PARA A FORMA??O DO PROFESSOR DO CAMPO, ATRAV?S DAS EXPERI?NCIAS VIVIDAS E COMPARTILHADAS NO ?MBITO DO PROGRAMA, NA ESCOLA MUNICIPAL ALEXANDRE NUNES DE ALMEIDA, LOCALIZADA NA COMUNIDADE VEREDA GRANDE, ZONA RURAL DO MUN?CIPIO DE FLORIANO-PI. A EXPERI?NCIA QUE TIVEMOS NA ESCOLA MUNICIPAL ALEXANDRE NUNES DE ALMEIDA POSSIBILITOU A BUSCA PELO CONHECIMENTO E DE ESTRAT?GIAS DE ENSINO QUE OTIMIZASSEM O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, AL?M DE PERCEBER A IMPORT?NCIA QUE O PRP DENTRO DAS ESCOLAS VINCULADAS, TANTOS PARA OS RESIDENTES COMO PARA OS PROFESSORES ENVOLVIDOS. AS PR?TICAS VIVIDAS CONTRIBU?RAM PARA AMPLIAR NOSSA VIS?O ENQUANTO FUTUROS PROFESSORES DAS ESCOLAS DO CAMPO. O PRP OPORTUNIZOU ADENTRAR O CONTEXTO ESCOLAR, VERIFICANDO: COMO SE CONSTR?I O ESPA?O ESCOLAR E AS RELA??ES DA ESCOLA DO CAMPO, QUE ELEMENTOS IMPULSIONAM A PRODU??O DE SABERES E CONHECIMENTOS TE?RICO-PR?TICOS NO SEU COTIDIANO, DENTRE OUTROS ASPECTOS. MESMO DIANTE DE TODAS AS ADVERSIDADES, PRECISAMOS ESTAR BUSCANDO ESTRAT?GIAS PARA FAZERMOS A DIFEREN?A SOBRE A REALIDADE DA ESCOLA DO CAMPO E OS DESAFIOS QUE ELA ENFRENTA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO DO CAMPO., , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA101_ID_29072021165017.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KEILA VIEIRA CARVALHO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "KEILA CARVALHO"
    "autor_email" => "keilacarvalho123456@hotma"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

ENQUANTO POL?TICA P?BLICA DE FORMA??O DE PROFESSORES, O PROGRAMA RESID?NCIA PEDAG?GICA (PRP) CONSISTE COMO UMA POSSIBILIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA NOVA CULTURA EDUCACIONAL, OFERECENDO AOS FUTUROS PROFESSORES A POSSIBILIDADE DE CONSTRU??O DA IDENTIDADE DOCENTE, BEM COMO, SE PREPARAR, PARA O CAMPO DE ATUA??O PROFISSIONAL. O PRESENTE TRABALHO APRESENTA UM RECORTE DAS EXPERI?NCIAS VIVENCIADAS DURANTE O PRP/UFPI, DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCA??O DO CAMPO/CI?NCIAS DA NATUREZA, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAU? (UFPI), CAMPUS AM?LCAR FERREIRA SOBRAL (CAFS). O OBJETIVO DESTE ESTUDO ? DESCREVER AS CONTRIBUI??ES DO PRP PARA A FORMA??O DO PROFESSOR DO CAMPO, ATRAV?S DAS EXPERI?NCIAS VIVIDAS E COMPARTILHADAS NO ?MBITO DO PROGRAMA, NA ESCOLA MUNICIPAL ALEXANDRE NUNES DE ALMEIDA, LOCALIZADA NA COMUNIDADE VEREDA GRANDE, ZONA RURAL DO MUN?CIPIO DE FLORIANO-PI. A EXPERI?NCIA QUE TIVEMOS NA ESCOLA MUNICIPAL ALEXANDRE NUNES DE ALMEIDA POSSIBILITOU A BUSCA PELO CONHECIMENTO E DE ESTRAT?GIAS DE ENSINO QUE OTIMIZASSEM O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, AL?M DE PERCEBER A IMPORT?NCIA QUE O PRP DENTRO DAS ESCOLAS VINCULADAS, TANTOS PARA OS RESIDENTES COMO PARA OS PROFESSORES ENVOLVIDOS. AS PR?TICAS VIVIDAS CONTRIBU?RAM PARA AMPLIAR NOSSA VIS?O ENQUANTO FUTUROS PROFESSORES DAS ESCOLAS DO CAMPO. O PRP OPORTUNIZOU ADENTRAR O CONTEXTO ESCOLAR, VERIFICANDO: COMO SE CONSTR?I O ESPA?O ESCOLAR E AS RELA??ES DA ESCOLA DO CAMPO, QUE ELEMENTOS IMPULSIONAM A PRODU??O DE SABERES E CONHECIMENTOS TE?RICO-PR?TICOS NO SEU COTIDIANO, DENTRE OUTROS ASPECTOS. MESMO DIANTE DE TODAS AS ADVERSIDADES, PRECISAMOS ESTAR BUSCANDO ESTRAT?GIAS PARA FAZERMOS A DIFEREN?A SOBRE A REALIDADE DA ESCOLA DO CAMPO E OS DESAFIOS QUE ELA ENFRENTA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.