COMPREENDER O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM SURDEZ SE FAZ CADA VEZ MAIS NECESSÁRIO EM UM PAÍS ONDE TEMOS CADA VEZ MAIS ALUNOS SURDOS NAS ESCOLAS. A COMPREENSÃO DESSE PROCESSO, PROPORCIONA AO EDUCADOR UMA MAIOR VARIEDADE DE METODOLOGIAS E POSSIBILIDADE DE UTILIZAÇÃO DE RECURSOS LÚDICOS EM SUAS AULAS, UMA VEZ QUE, O USO DA LUDICIDADE DESEMPENHA UM PAPEL CRUCIAL PARA A APRENDIZAGEM DESSE PÚBLICO. SENDO ASSIM, NESSA ANALOGIA, ESSA PESQUISA SURGE A PARTIR DA NECESSIDADE DE UM EDUCANDO EM DESCOBRIR OS IMPACTOS DA UTILIZAÇÃO DE UM ALFABETO LÚDICO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE UMA CRIANÇA COM SURDEZ. DESSA MANEIRA, ESSE ARTIGO BUSCAR RESPONDER A SEGUINTE PROBLEMÁTICA: QUAIS OS BENEFÍCIOS DA UTILIZAÇÃO DO LÚDICO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM SURDEZ? COMO TODA PESQUISA CIENTIFICA É NORTEADA POR OBJETIVOS, DEFINIMOS OS SEGUINTES, DE FORMA GERAL: ANALISAR OS BENEFÍCIOS DA UTILIZAÇÃO DO LÚDICO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS COM SURDEZ; ESPECIFICAMENTE IREMOS: : 1) APLICAR UM TESTE DIAGNOSTICO PARA DESCOBRIR O CONHECIMENTO DO ALUNO EM RELAÇÃO AOS SINAIS DO ALFABETO 2) UTILIZAR O ALFABETO LÚDICO NA APRENDIZAGEM DO REFERIDO ALUNO; 3) ANALISAR OS IMPACTOS DA UTILIZAÇÃO JOGO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO ALUNO. A PARTIR DESSE ESTUDO FOI POSSÍVEL COMPREENDER NA PRÁTICA COMO OCORRE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE UMA CRIANÇA COM SURDEZ, TENDO COMO FOCO A APRENDIZAGEM DOS SINAIS E ESCRITAS DAS LETRAS QUE FORMA O ALFABETO. A REALIZAÇÃO DESSA PESQUISA PROPORCIONOU GRANDES CONTRIBUIÇÕES E CONHECIMENTOS ACERCA DOS TEMAS ABORDADOS.