DIANTE DO CONTEXTO DA PANDEMIA COVID-19 VIVENCIADA NA ATUALIDADE, O MINISTÉRIO DA SAÚDE, REFORÇOU A NECESSIDADE DE INTENSIFICAR MUITOS CUIDADOS PARA QUE A DISSEMINAÇÃO DO VÍRUS (SARS COV-2) SEJA EVITADA. ESSES CUIDADOS, NO ENTANTO, ENGLOBAM VÁRIAS ÁREAS, ENTRE ELAS, SE TORNA CRUCIAL TRATAR DA NOSSA SAÚDE MENTAL. ALTERAÇÕES NO SONO E INSÔNIA ESTÃO NAS REAÇÕES COMUNS CAUSADAS PELA PANDEMIA. O SONO NO PERÍODO DE ADOLESCÊNCIA MOSTRA-SE CADA VEZ MAIS PRIMORDIAL PARA A SAÚDE PSICOLÓGICA TANTO NO PRESENTE QUANTO NO FUTURO DOS MESMOS. DESSE MODO, O PRESENTE TRABALHO TEM POR FINALIDADE CONSCIENTIZAR ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE A RELEVÂNCIA DOS CUIDADOS COM A QUALIDADE DO SONO, PRINCIPALMENTE, EM FACE DA ATUAL REALIDADE PANDÊMICA. TRATA-SE DE UM ESTUDO DE CARÁTER DESCRITIVO QUALITATIVO BASEADO NA PESQUISA-AÇÃO, COM A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS DESENVOLVIDAS PELOS DISCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA PROFESSORA DE CIÊNCIAS DA ESCOLA BÁSICA, QUE FAZEM PARTE DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID. A ATIVIDADE DESENVOLVIDA A PARTIR DO PROJETO “PSICOVIDA” FOI O JOGO DO SONO, ONDE FOI ABORDADO A QUALIDADE DO SONO DOS ALUNOS APÓS O INÍCIO DA PANDEMIA. CUJOS RESULTADOS MOSTRARAM QUE APÓS O INÍCIO DA PANDEMIA O SONO DOS ALUNOS FICOU MAIS IRREGULAR, SEM HORA PARA DORMIR E ACORDAR, TENDO MAIS INSÔNIA, MENOS PRODUTIVIDADE E ACARRETANDO EM DESCONTROLE EMOCIONAL. ASSIM, PERCEBE-SE A NECESSIDADE DE TRABALHAR MAIS QUESTÕES RELACIONADAS À SAÚDE MENTAL E EM ESPECIFICIDADE A QUALIDADE DO SONO EM ADOLESCENTES.