O PRESENTE TRABALHO, RELATA UMA PROPOSTA DIDÁTICA VOLTADA PARA O ENSINO DE QUÍMICA, QUE VISA ATENDER A LEI Nº 10.639/2003 E UMA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS. BASEANDO-SE NO LIVRO “ÁGUA DE BARRELA”, DA AUTORA ELIANA ALVES CRUZ, A PROPOSTA DIDÁTICA FOI CONSTRUÍDA DE ACORDO COM OS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS DE DELIVOICOV. A OFICINA TEMÁTICA, TEM COMO OBJETIVO TORNAR O CONTEÚDO CIENTÍFICO MAIS PRÓXIMO DA REALIDADE DO ALUNO, E POR MEIO DOS CONHECIMENTOS ANCESTRAIS DO ALVEJANTE DE CINZAS, QUE É DESTAQUE NO ROMANCE AFRO-BRASILEIRO, ABORDAR OS CONTEÚDOS QUÍMICOS. ALÉM DISSO, A PROPOSTA TEM COMO INTUÍDO LEVANTAR DISCUSSÕES SOBRE QUESTÕES RACIAIS BRASIL, A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO PARA PESSOAS NEGRAS E A NECESSIDADE DE POLÍTICAS PÚBLICAS AFIRMATIVAS E O PAPEL DA MULHER NEGRA NA SOCIEDADE, POIS, COMO NO LIVRO, AS MULHERES NEGRAS SÃO UMA BASE IMPORTANTE PARA SOCIEDADES, MAS TAMBÉM SÃO VÍTIMAS DOS PROCESSOS COLONIAIS. PROPOSTAS COMO ESTAS, CONTRIBUEM PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA E MOSTRA A IMPORTÂNCIA DO PROTAGONISMO DO ALUNO DIANTE DAS QUESTÕES RACIAIS.