ESTE ARTIGO TRATA-SE DE UM RECORTE DE UM PROJETO DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO AINDA EM ANDAMENTO, ENCAMINHANDO-SE PARA A QUALIFICAÇÃO, QUE PRETENDE INVESTIGAR E ANALISAR AS ATIVIDADES DA UNIDADE DE EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADES (UNERGS) QUE PERTENCE À SECRETARIA DE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO EM PERNAMBUCO (SEE/PE), ENTENDENDO A PRIMEIRA COMO CAMPO INSTITUCIONAL QUE RESISTE AO RECRUDESCIMENTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE GÊNERO E SEXUALIDADES NO BRASIL, SOBRETUDO APÓS AS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DE 2018. O TRABALHO COMPARTILHA AS PERSPECTIVAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS QUE FAZEM PARTE DO PROJETO: A TEORIA DO DISCURSO DE LACLAU E MOUFFE, CONCEITUAÇÕES SOBRE CURRÍCULO COMO ESPAÇO-TEMPO DE FRONTEIRA DE ELIZABETH MACEDO E O APORTE TEÓRICO DA TEORIA QUEER. OS RESULTADOS SEGUEM EM ANDAMENTO, AINDA QUE JÁ POSSUAM IMPORTANTES APONTAMENTOS QUANTO À NOÇÃO DE RESISTÊNCIA DENTRO DO CAMPO EDUCACIONAL E ACADÊMICO.