OS FAZERES DOCENTES PRECISARAM SER RESSIGNIFICADOS DIANTE DOS DESAFIOS ENFRENTADOS A PARTIR DA PANDEMIA DA COVID-19 QUE O MUNDO ATRAVESSA. A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA POR TECNOLOGIA TEM PERMITIDO A CONTINUIDADE DAS ATIVIDADES ESCOLARES DE FORMA QUE A AÇÃO EDUCATIVA SEJA PROPORCIONADA AOS DISCENTES. OS FAZERES DOS DOCENTES, EM TEMPOS DE PANDEMIA, SÃO MAIS FORTEMENTE PERCEBIDOS NO CENÁRIO EDUCACIONAL BRASILEIRO. NESSA DIREÇÃO FORAM PROPOSTAS, COMO AÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA “TRAJETÓRIAS SOCIAIS, SABERES E PRÁTICAS DOCENTES”, RODAS DE CONVERSAS COM EGRESSOS E GRADUANDOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE DE VASSOURAS, LOCALIZADA EM VASSOURAS, RJ. SABEDORES QUE RODA DE CONVERSA É UMA PROBABILIDADE METODOLÓGICA PARA UMA COMUNICAÇÃO DINÂMICA E PRODUTIVA, FOI TRAÇADO O OBJETIVO GERAL DA AÇÃO, QUE FOI CONTRIBUIR COM A REFLEXÃO SOBRE EDUCAÇÃO NA PANDEMIA. AS RODAS DE CONVERSAS FORAM DESENVOLVIDAS DE FORMA VIRTUAL, ATRAVÉS DA FERRAMENTA ZOOM, TENDO COMO PALESTRANTES DOIS EGRESSOS DO REFERIDO CURSO QUE ESTIVESSEM VIVENCIANDO EXPERIÊNCIAS COM A EDUCAÇÃO FORMAL EM TEMPO DE PANDEMIA. FORAM CINCO ENCONTROS COM OS TEMAS: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO CONTEXTO DA PANDEMIA: UMA VISÃO DO EGRESSO DO CURSO DE PEDAGOGIA; DESAFIOS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA EM AULAS REMOTAS: EDUCAÇÃO 4.0; EDUCAÇÃO ESPECIAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: REFLEXÕES SOBRE INCLUSÃO DO EDUCANDO; O TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE COVID- 19; E, EDUCAÇÃO NA PANDEMIA: OS DESAFIOS DO RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS. OS DEBATES NAS RODAS DE CONVERSAS SUBSIDIAM REFLEXÕES EM RELAÇÃO A DIFERENTES INDICADORES DE PRODUTOS E PROCESSOS, DE CONTEXTO FORMATIVO E ATUAÇÃO PROFISSIONAL E RECURSOS FÍSICOS E DIDÁTICOS.