RESUMO
ESTE ESTUDO CONCERNE EM IDENTIFICAR COMO ACONTECE O ENSINO E A APRENDIZAGEM ATRAVÉS DO ENSINO DA LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO, DESENVOLVIDA NAS ESCOLAS, CONSIDERANDO OS DIVERSOS NÍVEIS DE ESCOLARIDADE, COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO. O TRABALHO FOI DESENVOLVIDO COM BASE EM PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS, COMO: BRASIL (2017), CERQUEIRA (2012), OLIVEIRA (2018), SOARES (2017), FERREIRO (2017) DENTRE OUTROS, VISANDO A COMPREENSÃO DE ASPECTOS IMPORTANTES SOBRE A APRENDIZAGEM E DISCUTINDO OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES AO TRABALHAR COM OS ESTUDANTES TEXTOS DE FORMA MECÂNICA E DESCONTEXTUALIZADAS, LEVANDO AO FRACASSO ESCOLAR. O ESTUDO LEVOU A CONCLUSÃO QUE EXISTEM PRÁTICAS DESFAVORÁVEIS NO QUE TANGE AO ENSINO APRENDIZAGEM DA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTUAL NAS ESCOLAS. ENTRETANTO, AO ANALISAR TODO O CONTEXTO, FOI POSSÍVEL INFERIR QUE A PROBLEMÁTICA É RESULTADO DE UMA SÉRIE DE FATORES, DENTRE ELES, O DESPREPARO DOCENTE PARA TRABALHAR DE FORMA EFICAZ E DESPERTANDO O SENSO CRÍTICO DOS ESTUDANTES. NESSA PESQUISA MOSTROU QUE É NECESSÁRIO QUE HAJA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA ESSES PROFISSIONAIS A FIM DE DESENVOLVER EM SEUS ESTUDANTES A COMPETÊNCIA DISCURSIVA, TORNANDO-OS SUJEITOS HÁBEIS NA COMPREENSÃO E NA CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS POR MEIO DA ESCRITA.