OS ALUNOS POSSUEM CONHECIMENTOS PARTICULARES SOBRE DETERMINADO TEMA, AINDA QUE NUNCA TENHAM ANALISADO PELO PONTO DE VISTA CIENTÍFICO, CADA UM APRESENTA IDEIAS ADVINDAS DO SEU COTIDIANO, SUAS VIVÊNCIAS E MAIS VARIADOS TIPOS DE CONTATO COM A SOCIEDADE E CULTURA, DESTE MODO, AS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS QUE ENVOLVEM O MUNDO MICROSCÓPICO, COMO POR EXEMPLO, A VIROLOGIA, PODEM SER UTILIZADAS COMO BASE PELOS PROFESSORES NO ENSINO-APRENDIZAGEM. OS VÍRUS SÃO TRABALHADOS CONSTANTEMENTE NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA, E FAZEM PARTE DE UM DOS TEMAS QUE ESTÃO ASSOCIADOS COM A SAÚDE HUMANA, E QUE FICOU AINDA MAIS EVIDENTE APÓS A PANDEMIA PROVOCADA PELA COVID-19. DESTA FORMA, FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO VIA GOOGLE FORMS PARA ANALISAR AS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS ACERCA DOS VÍRUS, COM OS ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II, DE UMA ESCOLA PRIVADA NO MUNICÍPIO DE PAU DOS FERROS, INTERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE. VERIFICOU-SE QUE OS ALUNOS POSSUEM CONCEPÇÕES PARCIALMENTE CORRETAS SOBRE OS VÍRUS, ALÉM DA IDENTIFICAÇÃO DA INFLUÊNCIA DAS MÍDIAS NA CRIAÇÃO DE CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS SOBRE A TEMÁTICA, O QUE PODE ESTAR RELACIONADA A PANDEMIA PROVOCADA PELA COVID-19, VALE SALIENTAR QUE PROVAVELMENTE DEVIDO A FALTA DE INTERPRETAÇÃO DE TERMOS CIENTÍFICOS, ALGUNS ALUNOS NÃO CONSEGUIRAM RESPONDER ALGUMAS QUESTÕES, OUTROS ACABARAM CONFUNDINDO CONCEITOS BÁSICOS, O QUE DEMONSTRA O QUÃO SIMPLES ESSAS CONCEPÇÕES SÃO, MAS QUE PODEM SER UTILIZADAS PELO PROFESSOR, COMO UMA BASE, PARA A CRIAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS, PERMITINDO A MELHORIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA.