TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO E COOCORRÊNCIAS: UMA REVISÃO DE LITERATURA
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80060 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 779 "inscrito_id" => 1826 "titulo" => "TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO E COOCORRÊNCIAS: UMA REVISÃO DE LITERATURA" "resumo" => "A EDUCA??O ? UM DIREITO ASSEGURADO E FUNDAMENTAL PARA TODOS E NESTE ENTENDIMENTO A ESCOLA COME?OU SEU PROCESSO DE INCLUS?O PAUTADA PELA LUTA DOS DIREITOS HUMANOS. DESSA FORMA, A EDUCA??O INCLUSIVA ? ESTABELECIDA NESTA CONCEP??O DE ENSINO, ONDE A DIVERSIDADE PRESENTE NA ESCOLA ? UM DOS PRIMEIROS PASSOS PARA A INCLUS?O. UMA DAS SINGULARIDADES, NO AMBIENTE ESCOLAR, ? A PRESEN?A DO TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO DA COORDENA??O (TDC) E A COOCORR?NCIA DE OUTROS TRANSTORNOS DESENVOLVIMENTAIS. DESSA MANEIRA, OS NOSSOS OBJETIVOS FORAM: 1) IDENTIFICAR TESES E DISSERTA??ES BRASILEIRAS QUE ABORDARAM, COMO TEMA PRINCIPAL, ?S COOCORR?NCIAS DE TRANSTORNOS DESENVOLVIMENTAIS COM TDC; 2) ELENCAR OS INSTRUMENTOS UTILIZADOS NA IDENTIFICA??O DAS COOCORR?NCIAS DE TRANSTORNOS DESENVOLVIMENTAIS COM TDC E 3) IDENTIFICAR A FAIXA ET?RIA DOS SUJEITOS DAS PESQUISAS. REALIZAMOS UMA REVIS?O INTEGRATIVA DE 2000 A 2020, NAS BASES DE DADOS: BIBLIOTECA DIGITAL BRASILEIRA DE TESES E DISSERTA??ES (BDTD) E NO CAT?LOGO DE TESES E DISSERTA??ES DA COORDENA??O DE APERFEI?OAMENTO DE PESSOAL DE N?VEL SUPERIOR (CAPES). A AMOSTRA CONSTITUIU-SE DE TR?S ESTUDOS: DUAS DISSERTA??ES E UMA TESE. OS RESULTADOS DEMONSTRARAM QUE H? POUCOS ESTUDOS ABORDANDO ?S COOCORR?NCIAS DE TRANSTORNOS DESENVOLVIMENTAIS COM O TDC. PORTANTO, ? NECESS?RIO QUE A TEM?TICA TDC E SUAS COOCORR?NCIAS SEJAM DEBATIDAS NAS UNIVERSIDADES E PRINCIPALMENTE NAS ESCOLAS. OS ALUNOS COM TDC E COM TRANSTORNOS DESENVOLVIMENTAIS PODEM TER DIFICULDADES NO SEU DESENVOLVIMENTO ESCOLAR E COTIDIANO. ELES T?M O DIREITO A AUX?LIO ADEQUADO E ESPA?O ASSEGURADO NA ESCOLA PARA QUE TENHAM UM PLENO DESENVOLVIMENTO, FORTALECENDO ASSIM, A INCLUS?O EDUCACIONAL NAS ESCOLAS P?BLICAS E PRIVADAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "REVISÃO DE LITERATURA;, COOCORRÊNCIAS;, TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO;, EDUCAÇÃO INCLUSIVA., " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA111_ID_29072021154955.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNA CECIM DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "BRUNA CECIM" "autor_email" => "ccecimbruna@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80060 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 779 "inscrito_id" => 1826 "titulo" => "TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO E COOCORRÊNCIAS: UMA REVISÃO DE LITERATURA" "resumo" => "A EDUCA??O ? UM DIREITO ASSEGURADO E FUNDAMENTAL PARA TODOS E NESTE ENTENDIMENTO A ESCOLA COME?OU SEU PROCESSO DE INCLUS?O PAUTADA PELA LUTA DOS DIREITOS HUMANOS. DESSA FORMA, A EDUCA??O INCLUSIVA ? ESTABELECIDA NESTA CONCEP??O DE ENSINO, ONDE A DIVERSIDADE PRESENTE NA ESCOLA ? UM DOS PRIMEIROS PASSOS PARA A INCLUS?O. UMA DAS SINGULARIDADES, NO AMBIENTE ESCOLAR, ? A PRESEN?A DO TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO DA COORDENA??O (TDC) E A COOCORR?NCIA DE OUTROS TRANSTORNOS DESENVOLVIMENTAIS. DESSA MANEIRA, OS NOSSOS OBJETIVOS FORAM: 1) IDENTIFICAR TESES E DISSERTA??ES BRASILEIRAS QUE ABORDARAM, COMO TEMA PRINCIPAL, ?S COOCORR?NCIAS DE TRANSTORNOS DESENVOLVIMENTAIS COM TDC; 2) ELENCAR OS INSTRUMENTOS UTILIZADOS NA IDENTIFICA??O DAS COOCORR?NCIAS DE TRANSTORNOS DESENVOLVIMENTAIS COM TDC E 3) IDENTIFICAR A FAIXA ET?RIA DOS SUJEITOS DAS PESQUISAS. REALIZAMOS UMA REVIS?O INTEGRATIVA DE 2000 A 2020, NAS BASES DE DADOS: BIBLIOTECA DIGITAL BRASILEIRA DE TESES E DISSERTA??ES (BDTD) E NO CAT?LOGO DE TESES E DISSERTA??ES DA COORDENA??O DE APERFEI?OAMENTO DE PESSOAL DE N?VEL SUPERIOR (CAPES). A AMOSTRA CONSTITUIU-SE DE TR?S ESTUDOS: DUAS DISSERTA??ES E UMA TESE. OS RESULTADOS DEMONSTRARAM QUE H? POUCOS ESTUDOS ABORDANDO ?S COOCORR?NCIAS DE TRANSTORNOS DESENVOLVIMENTAIS COM O TDC. PORTANTO, ? NECESS?RIO QUE A TEM?TICA TDC E SUAS COOCORR?NCIAS SEJAM DEBATIDAS NAS UNIVERSIDADES E PRINCIPALMENTE NAS ESCOLAS. OS ALUNOS COM TDC E COM TRANSTORNOS DESENVOLVIMENTAIS PODEM TER DIFICULDADES NO SEU DESENVOLVIMENTO ESCOLAR E COTIDIANO. ELES T?M O DIREITO A AUX?LIO ADEQUADO E ESPA?O ASSEGURADO NA ESCOLA PARA QUE TENHAM UM PLENO DESENVOLVIMENTO, FORTALECENDO ASSIM, A INCLUS?O EDUCACIONAL NAS ESCOLAS P?BLICAS E PRIVADAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "REVISÃO DE LITERATURA;, COOCORRÊNCIAS;, TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO;, EDUCAÇÃO INCLUSIVA., " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA111_ID_29072021154955.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNA CECIM DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "BRUNA CECIM" "autor_email" => "ccecimbruna@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }