A EDUCA??O ? UM DIREITO ASSEGURADO E FUNDAMENTAL PARA TODOS E NESTE ENTENDIMENTO A ESCOLA COME?OU SEU PROCESSO DE INCLUS?O PAUTADA PELA LUTA DOS DIREITOS HUMANOS. DESSA FORMA, A EDUCA??O INCLUSIVA ? ESTABELECIDA NESTA CONCEP??O DE ENSINO, ONDE A DIVERSIDADE PRESENTE NA ESCOLA ? UM DOS PRIMEIROS PASSOS PARA A INCLUS?O. UMA DAS SINGULARIDADES, NO AMBIENTE ESCOLAR, ? A PRESEN?A DO TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO DA COORDENA??O (TDC) E A COOCORR?NCIA DE OUTROS TRANSTORNOS DESENVOLVIMENTAIS. DESSA MANEIRA, OS NOSSOS OBJETIVOS FORAM: 1) IDENTIFICAR TESES E DISSERTA??ES BRASILEIRAS QUE ABORDARAM, COMO TEMA PRINCIPAL, ?S COOCORR?NCIAS DE TRANSTORNOS DESENVOLVIMENTAIS COM TDC; 2) ELENCAR OS INSTRUMENTOS UTILIZADOS NA IDENTIFICA??O DAS COOCORR?NCIAS DE TRANSTORNOS DESENVOLVIMENTAIS COM TDC E 3) IDENTIFICAR A FAIXA ET?RIA DOS SUJEITOS DAS PESQUISAS. REALIZAMOS UMA REVIS?O INTEGRATIVA DE 2000 A 2020, NAS BASES DE DADOS: BIBLIOTECA DIGITAL BRASILEIRA DE TESES E DISSERTA??ES (BDTD) E NO CAT?LOGO DE TESES E DISSERTA??ES DA COORDENA??O DE APERFEI?OAMENTO DE PESSOAL DE N?VEL SUPERIOR (CAPES). A AMOSTRA CONSTITUIU-SE DE TR?S ESTUDOS: DUAS DISSERTA??ES E UMA TESE. OS RESULTADOS DEMONSTRARAM QUE H? POUCOS ESTUDOS ABORDANDO ?S COOCORR?NCIAS DE TRANSTORNOS DESENVOLVIMENTAIS COM O TDC. PORTANTO, ? NECESS?RIO QUE A TEM?TICA TDC E SUAS COOCORR?NCIAS SEJAM DEBATIDAS NAS UNIVERSIDADES E PRINCIPALMENTE NAS ESCOLAS. OS ALUNOS COM TDC E COM TRANSTORNOS DESENVOLVIMENTAIS PODEM TER DIFICULDADES NO SEU DESENVOLVIMENTO ESCOLAR E COTIDIANO. ELES T?M O DIREITO A AUX?LIO ADEQUADO E ESPA?O ASSEGURADO NA ESCOLA PARA QUE TENHAM UM PLENO DESENVOLVIMENTO, FORTALECENDO ASSIM, A INCLUS?O EDUCACIONAL NAS ESCOLAS P?BLICAS E PRIVADAS.