A DEFICIÊNCIA INTELECTUAL (DI) TRATA-SE DE HABILIDADES MENTAIS GERAIS QUE AFETAM O FUNCIONAMENTO INTELECTUAL DO SER HUMANO, COMO POR EXEMPLO, O APRENDIZADO E RACIOCÍNIO PREJUDICANDO A COMUNICAÇÃO E ATIVIDADES DIÁRIAS INDEPENDENTES. DIANTE DISSO, A PRÁTICA DE ESPORTES ADAPTADOS ATUA PROMOVENDO A INCLUSÃO SOCIAL, O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, POSSIBILITANDO UM BOM DESEMPENHO NAS ATIVIDADES, RECONHECENDO, A IMPORTÂNCIA DO DESPORTO ADAPTADO COMO UM POSSÍVEL FACILITADOR DA QUALIDADE DE VIDA. CONTUDO, PARA POTENCIALIZAR OS BENEFÍCIOS EMOCIONAIS DURANTE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, NESSAS ATIVIDADES ESPORTIVAS, EM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, PARECE FUNDAMENTAL OBSERVAR RESPOSTAS EMOCIONAIS POSITIVAS, NEGATIVAS E NEUTRAS DOS ALUNOS EM SITUAÇÕES DE ATIVIDADES PRÁTICAS A PARTIR DAS EXPRESSÕES FACIAIS. DIANTE DISSO, O OBJETIVO DESSE TRABALHO FOI COMPARAR AS RESPOSTAS EMOCIONAIS A PARTIR DE EXPRESSÕES FACIAIS DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL DURANTE PRÁTICAS ESPORTIVAS COLETIVAS DE VOLEIBOL E FUTSAL. DIANTE DISSO, A UTILIZAÇÃO DAS DUAS MODALIDADES GEROU RESULTADOS EMOCIONAIS SEMELHANTES, SENDO ADEQUADA A SUAS RESPECTIVAS RECOMENDAÇÕES, OBTENDO PROPORÇÕES IGUAIS, AO SEREM REALIZADAS.