ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO ESTABELECER A RELAÇÃO ENTRE OS PROCESSOS DE CONVERSÃO DO CONHECIMENTO DE NONAKA E TAKEUCHI (2008) E OS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO ELABORADOS POR JACQUES DELORS (1990). PARA TAL DESENVOLVE-SE UMA REFLEXÃO QUANTO AO QUE ESTÁ PREVISTO NO RELATÓRIO DE JACQUES DELORS PARA A UNESCO ACERCA DOS PILARES DA EDUCAÇÃO E SUAS POSSÍVEIS RELAÇÕES AO PROCESSO DE CONVERSÃO DO CONHECIMENTO CONFORME A PERSPECTIVA DA GESTÃO DO CONHECIMENTO. ESTE ESTUDO SE JUSTIFICA POR PROMOVER A REFLEXÃO ENTRE OS PROCESSOS DE CONVERSÃO DO CONHECIMENTO, DELINEADOS DENTRO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO E A TEORIA DOS QUATRO PILARES PARA EDUCAÇÃO DE JACQUES DELORS, NUMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR DE MODO QUE A PRÁTICA DOCENTE SEJA RESSIGNIFICADA NUMA PERSPECTIVA INOVADORA, ONDE A CLAREZA DE AMBAS AS TEORIAS POSSA FAZER FLUIR UM TRABALHO PEDAGÓGICO QUE CONSIDERE CADA INDIVÍDUO NA SUA TOTALIDADE. NESSE SENTIDO, ESTA PESQUISA SE DESTACA COM CUNHO SOCIAL, UMA VEZ QUE SUA PUBLICAÇÃO COLOCARÁ EM CONTATO O MEIO EDUCACIONAL E A POPULAÇÃO QUE DESPRENDE INTERESSE POR ESTE TEMA, PROVOCANDO PROCESSOS DE REFLEXÃO E DE MUDANÇAS DE HÁBITOS QUE POSSAM SER SIGNIFICATIVOS, RESPECTIVAMENTE, À BUSCA POR UM FAZER PEDAGÓGICO PAUTADO NESTAS DUAS VERTENTES DISCUTIDAS. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE NATUREZA BÁSICA, REALIZADA POR MEIO DE ESTUDO BIBLIOGRÁFICO QUE OCORREU PELA ANÁLISE E BUSCA DE ARTIGOS, LIVROS E TESES SOBRE O ASSUNTO, ALÉM DE APRESENTAR UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, COM OBJETIVO DESCRITIVO – EXPLORATÓRIO.