A EDUCAÇÃO NO BRASIL DECORRE DE UM LONGO CAMINHO DE EXCLUSÃO. HÁ MUITO TEMPO QUE AS ESCOLAS VÊM
ADEQUANDO SEUS CURRÍCULOS A FIM DE TORNAREM-SE MAIS INCLUSIVAS, UTILIZANDO-SE DE METODOLOGIAS
ALTERNATIVAS PARA ABRANGER TODOS OS SEUS ALUNOS. NESSE PROCESSO, APROXIMAR O SABER CIENTÍFICO DA
REALIDADE DOS ALUNOS É ESSENCIAL PARA QUE A APRENDIZAGEM SE DÊ DE FORMA EFETIVA. TENDO ISSO EM VISTA,
NESTA PESQUISA BUSCAMOS VERIFICAR A EFICÁCIA DE SE UTILIZAR A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO FERRAMENTA PARA
A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS EM CIÊNCIAS JUNTO AOS ALUNOS DA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS
(SRM) DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ, A FIM DE CRIAR UM AMBIENTE MAIS LÚDICO PARA A
APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E PRODUZIR, JUNTO AOS ALUNOS, HISTÓRIAS QUE REFLETISSEM O MEIO EM QUE ESTAVAM
INSERIDOS. PARA TAL, UTILIZAMOS UMA ABORDAGEM QUALITATIVA DE PESQUISA. O MATERIAL PRODUZIDO PELOS
ALUNOS, JUNTO AOS SEUS DIÁLOGOS REFLETEM A IMPORTÂNCIA DE SE FAZER UM ENSINO PAUTADO EM AFETIVIDADE E
CONTEXTUALIZADO. ALÉM DE AUXILIAR NA CONSTRUÇÃO DE ARGUMENTOS CRÍTICOS POR PARTE DOS ALUNOS, A PRÁTICA
DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COLABOROU PARA O RECONHECIMENTO DE SITUAÇÕES COTIDIANAS PRESENTES NAS HISTÓRIAS
E SUA POSTERIOR PROBLEMATIZAÇÃO, SE MOSTRANDO ADEQUADA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL.