O PRESENTE TRABALHO BUSCOU IDENTIFICAR OS PRINCIPAIS PROBLEMAS ENFRENTADOS POR ESTUDANTES DEFICIENTES, NA PERSPECTIVA DO ENSINO REMOTO, AS DIFICULDADES QUE OS ALUNOS ENFRENTAM FRENTE A AUSÊNCIA DE APOIO E DE UM ENSINO ESPECIALIZADO. FOI ESTABELECIDO A CONTINUIDADE DAS AULAS ATRAVÉS DE MEIOS QUE ENVOLVIAM PLATAFORMAS TECNOLÓGICAS, BUSCAMOS POR MEIO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DE ARTIGOS DESENVOLVIDOS EM MEIO AO CENÁRIO DE COVID-19 INFORMAÇÕES REFERENTES A ISTO. PODE-SE VERIFICAR QUE A AUSÊNCIA DE EQUIPAMENTOS TECNOLÓGICOS, PROFISSIONAIS CAPACITADOS E UM APOIO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PREJUDICOU O ENSINO DESSES ALUNOS DURANTE O ENSINO REMOTO. IDENTIFICOU-SE QUE CRIANÇAS QUE NECESSITAM DE APOIO ESPECIALIZADO, NÃO TINHAM O MESMO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E AUTONOMIA QUANDO COMPARADO AO ENSINO PRESENCIAL, POIS A AULA EM VÍDEO CONFERÊNCIA GERAVA CANSAÇO. LOGO PODEMOS OBSERVAR NA LITERATURA CIENTÍFICA QUE O AMBIENTE FÍSICO ESCOLAR ULTRAPASSA A DEFINIÇÃO DE QUE APENAS ACONTEÇA NESTE ESPAÇO QUESTÕES PEDAGÓGICAS, OS ALUNOS PARTICIPAM DESTE AMBIENTE PARA DESENVOLVIDO PESSOAL EM DIVERSOS CAMPOS COMO CIDADÃO.