O PROCESSO CLÁSSICO DE EDUCAÇÃO ENVOLVE A CONCEPÇÃO DE REPASSAR O CONHECIMENTO DE MANEIRA PROGRAMÁTICA E ORAL. ESTA É, NO ENTANTO, UMA VIA BANCÁRIA DE TRANSMISSÃO DOS SABERES E, NESSE SENTIDO, OUTROS PANORAMAS SURGEM PARA (RE) SIGNIFICAR OS PROCESSOS EDUCACIONAIS DIANTE DE UM MUNDO CADA VEZ MAIS GLOBALIZADO. O ENSINO-APRENDIZAGEM POR MEIO DE MULTIMÍDIAS SE TORNA CADA VEZ MAIS EFETIVO E DINÂMICO, POSSIBILITANDO AO ALUNO, DE FORMA PARADIDÁTICA, RECONHECER NOS FICHEIROS DE ÁUDIO AQUILO QUE CONSTRUIU COMO APRENDIZADO. A APLICAÇÃO DA TECNOLOGIA DIGITAL, NESSA DIREÇÃO, PERMITIU A UM PROJETO DE EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) EDIFICAR UM CENÁRIO PARA TODOS OS PÚBLICOS PARA PROMOÇÃO DA GENÉTICA E COM ISSO, REALIZAR DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. TRANSCRIÇÃO É, PORTANTO, UM PODIÁTICO QUE UTILIZA DA EDUCOMUNICAÇÃO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA DISCUTIR OS CONCEITOS GENÉTICOS NO DIA A DIA.