O SEGUINTE TEXTO ? FRUTO DE TRABALHO AVALIATIVO DE UMA DISCIPLINA DO CURSO DE MESTRADO DO PROGRAMA DE P?S-GRADUA??O EM EDUCA??O CONTEMPOR?NEA DA UFPE-CAA, QUE ABORDOU TEMAS PERTINENTES A AN?LISE DA PR?TICA E DOS FAZERES DOCENTES POR INTERM?DIO DE CONSTRUTOS DIVERSOS COMO ESTRAT?GIAS E T?TICAS, ESQUEMAS DE A??O, TRABALHO PRESCRITO E TRABALHO REAL, G?NERO E ESTILO PROFISSIONAL, ENTRE OUTROS. DESSA MANEIRA, OPTAMOS POR VERSAR SOBRE AS RELA??ES ENTRE O TRABALHO PRESCRITO E O TRABALHO REAL NA PR?TICA DOCENTE, BUSCANDO TAMB?M RELACIONAR ESSA DISCUSS?O AO ATUAL CEN?RIO SOCIAL E EDUCACIONAL PAND?MICO QUE AINDA VIVENCIAMOS EM NOSSO PA?S DEVIDO AO NOVO CORONAV?RUS E ? COVID-19. NOSSA METODOLOGIA ? DE CAR?TER BIBLIOGR?FICO E EM NOSSO REFERENCIAL TE?RICO APOIAMO-NOS EM AUTORES COMO FRANCO (2009), ALVES (2018), DEJOURS (2004) ENTRE OUTROS. COMO RESULTADOS DE NOSSA BREVE DISCUSS?O, DESTACAMOS A IMPORT?NCIA DE BUSCARMOS COMPREENDER CADA VEZ MAIS E MELHOR AS RELA??ES E IMPLICA??ES ENTRE O TRABALHO REAL E PRESCRITO NA PR?TICA DOCENTE EM ESPECIAL NO CONTEXTO PAND?MICO QUE AINDA VIVEMOS.