ESTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO GERAL, APRESENTAR COMO A FILOSOFIA BUSCA EXPLICAÇÕES E SOLUÇÕES PARA A EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA. O TRABALHO TRAZ EM SEUS CONSTRUCTOS AS REFLEXÕES FILOSÓFICAS RELACIONADAS AO LEQUE DE POSSIBILIDADES PRESENTES NA EDUCAÇÃO ATUAL. DESSA FORMA, POR MEIO DESTE ESTUDO, PRETENDEMOS GERAR CONHECIMENTOS ÚTEIS PARA A CIÊNCIA, ALÉM DE AMPLIAR OS NOSSOS SABERES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA FILOSOFIA NA E PARA A EDUCAÇÃO, IDENTIFICANDO OS FATORES QUE CONTRIBUEM PARA A OCORRÊNCIA DE DETERMINADOS FENÔMENOS ACERCA DA TEMÁTICA ENSINO E FILOSOFIA DO ENSINO, PARA TANTO SE FAZ NECESSÁRIO REPORTAR AOS FUNDAMENTOS DA FILOSOFIA E DO ENSINO. NESSA PERSPECTIVA. ENTENDEMOS QUE O PAPEL DO EDUCADOR SE COMPARA À FUNÇÃO DE UM FILÓSOFO, QUE TEM A TAREFA DE INSTIGAR (EM SI MESMO E NOS OUTROS) O PENSAMENTO REFLEXIVO E CRÍTICO EM RELAÇÃO AOS PROBLEMAS QUE A REALIDADE VIVIDA APRESENTA, A FIM DE ENCONTRAR SOLUÇÕES RACIONAIS E EFICAZES PARA TAIS QUESTIONAMENTOS, ELA SE MOSTRA INDISPENSÁVEL NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR. O ARTIGO CONTOU COM A ESCRITA DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO REALÇADA EM ALGUNS AUTORES TAIS COMO: CERVO E BERVIAN (1983); BRASIL (1998); GIL (2008); MORIN (2004); SAVIANI (1991), ENTRE OUTRAS FONTES DE PESQUISA. A PESQUISA CONSTATOU QUE É PRECISO OFERECER MÉTODOS PARA ANALISAR PROFUNDAMENTE A COMPLEXIDADE DOS PROBLEMAS EDUCACIONAIS NO BRASIL, POR ISSO É PRECISO A CONTRIBUIÇÃO DAS DIFERENTES DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS PARA O DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL DOS ALUNOS.