ESTE ARTIGO DISCUTE A ORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS, TEMPOS E MATERIAIS EM INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL, TENDO COMO FOCO AS ATIVIDADES DE LEITURA E ESCRITA A SEREM DESENVOLVIDAS COM AS CRIANÇAS. PARA TANTO, SÃO ANALISADOS DADOS DE PESQUISA NARRATIVA REALIZADA COM PROFESSORAS DESSE NÍVEL DA EDUCAÇÃO BÁSICA, QUE TEVE COMO OBJETIVO INVESTIGAR OS USOS DA LEITURA E DA ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. A DISCUSSÃO ESTÁ FUNDAMENTADA EM ESTUDOS AUTOBIOGRÁFICOS E DA LINGUAGEM. OS RESULTADOS APONTAM PARA A CONSTATAÇÃO DE QUE HÁ UMA ROTINA QUE ORGANIZA O TEMPO ESCOLAR NAS DUAS ESCOLAS PESQUISADAS, INCLUSIVE COM MUITOS MATERIAIS CONFECCIONADOS PELAS PROFESSORAS E DIVERSOS LIVROS INFANTIS, ALGUNS JOGOS E BRINQUEDOS. ALÉM DISSO, AS ESCOLAS DISPÕEM DE AMPLOS ESPAÇOS. PORÉM, NENHUMA DESSAS DIMENSÕES (TEMPO, ESPAÇO E MATERIAIS) SÃO SISTEMATICAMENTE PLANEJADOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM AMBIENTE FAVORECEDOR DO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ESCRITA. ASSIM SENDO, É FUNDAMENTAL REPENSAR A ORGANIZAÇÃO DESSE AMBIENTE DE APRENDIZAGEM INFANTIL.