O PRESENTE TRABALHO SE CONSTITUI DE UM RELATO DE EXPERI?NCIAS VIVENCIADAS NO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS (PROFLETRAS), DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE, CAMPUS DE CAJAZEIRAS, ESTADO DA PARA?BA. A RELEV?NCIA DESTE RESIDE EM SUAS IMPLICA??ES PARA O REFAZER PEDAG?GICO DOS PROFESSORES DE QUE COMP?EM O P?BLICO-ALVO DO PROGRAMA. TEMOS COMO OBJETIVO GERAL: REFLETIR SOBRE AS CONTRIBUI??ES DO MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS NA RESSIGNIFICA??O DA PR?TICA PEDAG?GICA DO ENSINO DE L?NGUA PORTUGUESA. DE FORMA ESPEC?FICA, BUSCAMOS: REGISTRAR O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA REALIZADA PARA A PRODU??O DA DISSERTA??O APRESENTADA AO FINAL DO CURSO E ANALISAR O REFAZER PEDAG?GICO AP?S A CONCLUS?O DO PROFLETRAS, DESTACANDO O IMPACTO DO PROGRAMA NA ATUA??O PROFISSIONAL EM SALA DE AULA. O PERCURSO METODOL?GICO SE DELINEIA COMO UM ESTUDO DE NATUREZA B?SICA, EXPLORAT?RIO E DESCRITIVO QUANTO AOS SEUS OBJETIVOS. O ESTUDO SE ORIGINOU DE UMA PESQUISA PARTICIPANTE ALIADA A UMA PESQUISA BIBLIOGR?FICA, ABORDADA SOB CUNHO QUALITATIVO. COMO RESULTADOS ORIUNDOS DO TRABALHO, RATIFICAMOS QUE AS DISCIPLINAS CURSADAS NO PROGRAMA RESULTARAM EM CONHECIMENTO E COMPET?NCIA, POR PARTE DO DOCENTE, UMA VEZ TENDO SE TORNADO MESTRE, PARA IDENTIFICAR OS DESAFIOS DA SALA DE AULA, SEJA EM AMBIENTE REAL OU VIRTUAL, INVESTIGAR SUAS CAUSAS E PROPOR INTERVEN??ES PARA SUPER?-LOS, CUMPRINDO, ASSIM, A FUN??O DE PROMOVER A MELHORIA DO ENSINO DE L?NGUA PORTUGUESA, POR MEIO DA FORMA??O DOCENTE.