O PRESENTE ARTIGO É UMA PESQUISA COM CUNHO QUALITATIVO QUE PARTE DA COMPREENSÃO DA IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES (A)S DO CAMPO E ANÁLISES DE LEIS E PROJETOS PARA ESSAS ESCOLAS. TEM POR FINALIDADE REVISAR LEIS E PROJETOS, CRIANDO PONTES PARA COMPREENSÃO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO, ENTENDENDO POR FIM, COMO SE DÁ O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (A)S. O ENQUADRAMENTO TEÓRICO DA PESQUISA ESTÁ ASSENTE NOS ESTUDOS DE ANTUNES (2011), ARROYO (2007), VIHI (2016) ENTRE OUTROS. OS RESULTADOS ALCANÇADOS FORAM A COMPREENSÃO NA FALA DOS (A)S PROFESSORES (A)S PARTICIPANTES ACERCA DE CONCEPÇÕES POLÍTICAS PEDAGÓGICAS E FORMATIVAS, SINTETIZANDO A FALTA DA ESTRUTURA ESCOLAR COMO O TODO, E A DESVALORIZAÇÃO DOCENTE. EM SUMA, PODE-SE AVALIAR COMO ESSA EDUCAÇÃO É OFERTADA E POSSIBILIDADES DE MUDANÇAS PARA ELA.