A EDUCAÇÃO FÍSICA É UMA DISCIPLINA QUE TRATA PEDAGOGICAMENTE DA CULTURA CORPORAL A PARTIR DE DIVERSOS CONTEÚDOS ESPECÍFICOS E ESSE TRABALHO NÃO DEVE SER FEITO DE FORMA ISOLADA NAS ESCOLAS. É FUNDAMENTAL A PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS CONHECIMENTOS ESCOLARES DIALOGANDO POSSIBILIDADES DE VIVÊNCIAS ATRELADAS AO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DE CADA INSTITUIÇÃO. OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS - PCNS TRAZEM UMA PROPOSTA DE PROBLEMATIZAR OS CONTEÚDOS DE ENSINO A PARTIR DOS TEMAS TRANSVERSAIS COMO O MEIO AMBIENTE. A DISCUSSÃO DESTE TEMA PERMITIRÁ, QUE O ALUNO ALÉM DE DESENVOLVER OS CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA COMO A DIVERSIFICAÇÃO DA CULTURA CORPORAL E SEUS BENEFÍCIOS, O DESENVOLVIMENTO DE UM PENSAR CRÍTICO SOBRE OS DIVERSOS MEIOS AMBIENTES EM QUE SE ENCONTRA, POSSIBILITANDO A AQUISIÇÃO DA CAPACIDADE DE FAZER UMA ANÁLISE PRÓPRIA SOBRE UMA DETERMINADA SITUAÇÃO, SE ESTA CONDIÇÃO ATUAL É A MELHOR CONDIÇÃO PARA QUE UM MEIO SE PROSPERE, E SE ALGO PODERIA SER FEITO PARA QUE AQUELE MEIO AMBIENTE SEJA PRESERVADO, OU ATÉ, MESMO MELHORADO. DIANTE DESSE CONTEXTO QUE ENVOLVE A TEMÁTICA DO MEIO AMBIENTE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, APRESENTAMOS NOSSO ESTUDO INTITULADO “EDUCAÇÃO FÍSICA E MEIO AMBIENTE DISCUTINDO VIVÊNCIAS: ATIVIDADES FÍSICAS, ESPORTE E LAZER DENTRO E FORA DA ESCOLA”, REALIZADO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA QUE ACONTECEM NO CONTRA TURNO DO HORÁRIO REGULAR DA ESCOLA MUNICIPAL ABDIAS AIRES DE QUEIROZ DA CIDADE DE CABACEIRAS – PB.