Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A LEITURA DO TEXTO LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Palavra-chaves: LEITURA, TEXTO LITERÁRIO, COMPETÊNCIA LEITORA, EDUCAÇÃO BÁSICA, Pôster (PO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 82375
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 3086
    "inscrito_id" => 1891
    "titulo" => "A LEITURA DO TEXTO LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES"
    "resumo" => "DE MANEIRA DIDÁTICA, PODEMOS ENTENDER QUE LITERATURA POTENCIALIZA A LINGUAGEM POR OFERECER-NOS UMA LEITURA POLISSÊMICA, RICA EM ALEGORIAS E FIGURAS DE LINGUAGEM, POR SUA PECULIARIDADE EM EXPRESSÃO SIMBÓLICA. ALÉM DISSO, A LEITURA DO TEXTO LITERÁRIO, REALIZADA SOB UMA PERSPECTIVA DE FRUIÇÃO, DE DELEITE, DESPERTA, NO LEITOR, SENTIMENTOS, MEMÓRIAS, EMOÇÕES, AMPLIA A COMPREENSÃO E O APROXIMA DO OUTRO ATRAVÉS DAS PALAVRAS. A COMPETÊNCIA LEITORA É ADQUIRIDA MEDIANTE LEITURA DIÁRIA E SISTEMATIZAÇÃO DESSA POR PARTE DA FAMÍLIA E DA ESCOLA. DE FATO, A LEITURA LITERÁRIA CONTÍNUA PROPORCIONA A AMPLIAÇÃO DA INTERPRETAÇÃO DE MUNDO, MAIOR REPERTÓRIO LINGUÍSTICO, O DESENVOLVIMENTO DE DIMENSÕES DO RACIOCÍNIO LÓGICO, MEDIANTE O ESTABELECIMENTO DE ASSOCIAÇÃO COM OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS E COM TEXTOS JÁ CONHECIDOS. NO MOVIMENTO DA LEITURA, OS ALUNOS CONSTROEM A CAPACIDADE DE ANÁLISE CRÍTICA E ETICAMENTE OS DIVERSOS TEMAS, IMPONDO-SE, DESTA MANEIRA, COMO LEITORES COMPETENTES, ATIVOS E NÃO PASSIVOS, PROBLEMATIZANDO, DISCUTINDO A OBRA E APRESENTANDO OPINIÕES. DESSA FORMA, COMO APORTE TEÓRICO, FUNDAMENTAMO-NOS EM AUTORES QUE VERSAM SOBRE A FUNÇÃO SOCIAL DA LITERATURA, SOBRE SUA IMPORTÂNCIA PARA O ENSINO DE LEITURA E PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE LEITORES PROFICIENTES, A EXEMPLO CÂNDIDO E COSSON. PAUTAMO-NOS TAMBÉM EM DOCUMENTOS OFICIAIS QUE REGEM AS DIRETRIZES PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, TAIS COMO OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS – PCNS E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR,  NOS QUAIS VERIFICAMOS A IMPORTÂNCIA ATRIBUÍDA AO GÊNERO LITERÁRIO PARA O LETRAMENTO ESCOLAR, NUMA PROPOSTA DE ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA CONTEXTUALIZADA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LEITURA, TEXTO LITERÁRIO, COMPETÊNCIA LEITORA, EDUCAÇÃO BÁSICA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA108_ID1891_05112021235436.pdf"
    "created_at" => "2022-01-17 16:16:02"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JÔSE PESSOA DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "JOSY PESSOA"
    "autor_email" => "josypessoa10@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 82375
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 3086
    "inscrito_id" => 1891
    "titulo" => "A LEITURA DO TEXTO LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES"
    "resumo" => "DE MANEIRA DIDÁTICA, PODEMOS ENTENDER QUE LITERATURA POTENCIALIZA A LINGUAGEM POR OFERECER-NOS UMA LEITURA POLISSÊMICA, RICA EM ALEGORIAS E FIGURAS DE LINGUAGEM, POR SUA PECULIARIDADE EM EXPRESSÃO SIMBÓLICA. ALÉM DISSO, A LEITURA DO TEXTO LITERÁRIO, REALIZADA SOB UMA PERSPECTIVA DE FRUIÇÃO, DE DELEITE, DESPERTA, NO LEITOR, SENTIMENTOS, MEMÓRIAS, EMOÇÕES, AMPLIA A COMPREENSÃO E O APROXIMA DO OUTRO ATRAVÉS DAS PALAVRAS. A COMPETÊNCIA LEITORA É ADQUIRIDA MEDIANTE LEITURA DIÁRIA E SISTEMATIZAÇÃO DESSA POR PARTE DA FAMÍLIA E DA ESCOLA. DE FATO, A LEITURA LITERÁRIA CONTÍNUA PROPORCIONA A AMPLIAÇÃO DA INTERPRETAÇÃO DE MUNDO, MAIOR REPERTÓRIO LINGUÍSTICO, O DESENVOLVIMENTO DE DIMENSÕES DO RACIOCÍNIO LÓGICO, MEDIANTE O ESTABELECIMENTO DE ASSOCIAÇÃO COM OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS E COM TEXTOS JÁ CONHECIDOS. NO MOVIMENTO DA LEITURA, OS ALUNOS CONSTROEM A CAPACIDADE DE ANÁLISE CRÍTICA E ETICAMENTE OS DIVERSOS TEMAS, IMPONDO-SE, DESTA MANEIRA, COMO LEITORES COMPETENTES, ATIVOS E NÃO PASSIVOS, PROBLEMATIZANDO, DISCUTINDO A OBRA E APRESENTANDO OPINIÕES. DESSA FORMA, COMO APORTE TEÓRICO, FUNDAMENTAMO-NOS EM AUTORES QUE VERSAM SOBRE A FUNÇÃO SOCIAL DA LITERATURA, SOBRE SUA IMPORTÂNCIA PARA O ENSINO DE LEITURA E PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE LEITORES PROFICIENTES, A EXEMPLO CÂNDIDO E COSSON. PAUTAMO-NOS TAMBÉM EM DOCUMENTOS OFICIAIS QUE REGEM AS DIRETRIZES PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, TAIS COMO OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS – PCNS E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR,  NOS QUAIS VERIFICAMOS A IMPORTÂNCIA ATRIBUÍDA AO GÊNERO LITERÁRIO PARA O LETRAMENTO ESCOLAR, NUMA PROPOSTA DE ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA CONTEXTUALIZADA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LEITURA, TEXTO LITERÁRIO, COMPETÊNCIA LEITORA, EDUCAÇÃO BÁSICA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA108_ID1891_05112021235436.pdf"
    "created_at" => "2022-01-17 16:16:02"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JÔSE PESSOA DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "JOSY PESSOA"
    "autor_email" => "josypessoa10@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

DE MANEIRA DIDÁTICA, PODEMOS ENTENDER QUE LITERATURA POTENCIALIZA A LINGUAGEM POR OFERECER-NOS UMA LEITURA POLISSÊMICA, RICA EM ALEGORIAS E FIGURAS DE LINGUAGEM, POR SUA PECULIARIDADE EM EXPRESSÃO SIMBÓLICA. ALÉM DISSO, A LEITURA DO TEXTO LITERÁRIO, REALIZADA SOB UMA PERSPECTIVA DE FRUIÇÃO, DE DELEITE, DESPERTA, NO LEITOR, SENTIMENTOS, MEMÓRIAS, EMOÇÕES, AMPLIA A COMPREENSÃO E O APROXIMA DO OUTRO ATRAVÉS DAS PALAVRAS. A COMPETÊNCIA LEITORA É ADQUIRIDA MEDIANTE LEITURA DIÁRIA E SISTEMATIZAÇÃO DESSA POR PARTE DA FAMÍLIA E DA ESCOLA. DE FATO, A LEITURA LITERÁRIA CONTÍNUA PROPORCIONA A AMPLIAÇÃO DA INTERPRETAÇÃO DE MUNDO, MAIOR REPERTÓRIO LINGUÍSTICO, O DESENVOLVIMENTO DE DIMENSÕES DO RACIOCÍNIO LÓGICO, MEDIANTE O ESTABELECIMENTO DE ASSOCIAÇÃO COM OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS E COM TEXTOS JÁ CONHECIDOS. NO MOVIMENTO DA LEITURA, OS ALUNOS CONSTROEM A CAPACIDADE DE ANÁLISE CRÍTICA E ETICAMENTE OS DIVERSOS TEMAS, IMPONDO-SE, DESTA MANEIRA, COMO LEITORES COMPETENTES, ATIVOS E NÃO PASSIVOS, PROBLEMATIZANDO, DISCUTINDO A OBRA E APRESENTANDO OPINIÕES. DESSA FORMA, COMO APORTE TEÓRICO, FUNDAMENTAMO-NOS EM AUTORES QUE VERSAM SOBRE A FUNÇÃO SOCIAL DA LITERATURA, SOBRE SUA IMPORTÂNCIA PARA O ENSINO DE LEITURA E PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE LEITORES PROFICIENTES, A EXEMPLO CÂNDIDO E COSSON. PAUTAMO-NOS TAMBÉM EM DOCUMENTOS OFICIAIS QUE REGEM AS DIRETRIZES PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, TAIS COMO OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS – PCNS E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR, NOS QUAIS VERIFICAMOS A IMPORTÂNCIA ATRIBUÍDA AO GÊNERO LITERÁRIO PARA O LETRAMENTO ESCOLAR, NUMA PROPOSTA DE ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA CONTEXTUALIZADA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.