DE MANEIRA DIDÁTICA, PODEMOS ENTENDER QUE LITERATURA POTENCIALIZA A LINGUAGEM POR OFERECER-NOS UMA LEITURA POLISSÊMICA, RICA EM ALEGORIAS E FIGURAS DE LINGUAGEM, POR SUA PECULIARIDADE EM EXPRESSÃO SIMBÓLICA. ALÉM DISSO, A LEITURA DO TEXTO LITERÁRIO, REALIZADA SOB UMA PERSPECTIVA DE FRUIÇÃO, DE DELEITE, DESPERTA, NO LEITOR, SENTIMENTOS, MEMÓRIAS, EMOÇÕES, AMPLIA A COMPREENSÃO E O APROXIMA DO OUTRO ATRAVÉS DAS PALAVRAS. A COMPETÊNCIA LEITORA É ADQUIRIDA MEDIANTE LEITURA DIÁRIA E SISTEMATIZAÇÃO DESSA POR PARTE DA FAMÍLIA E DA ESCOLA. DE FATO, A LEITURA LITERÁRIA CONTÍNUA PROPORCIONA A AMPLIAÇÃO DA INTERPRETAÇÃO DE MUNDO, MAIOR REPERTÓRIO LINGUÍSTICO, O DESENVOLVIMENTO DE DIMENSÕES DO RACIOCÍNIO LÓGICO, MEDIANTE O ESTABELECIMENTO DE ASSOCIAÇÃO COM OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS E COM TEXTOS JÁ CONHECIDOS. NO MOVIMENTO DA LEITURA, OS ALUNOS CONSTROEM A CAPACIDADE DE ANÁLISE CRÍTICA E ETICAMENTE OS DIVERSOS TEMAS, IMPONDO-SE, DESTA MANEIRA, COMO LEITORES COMPETENTES, ATIVOS E NÃO PASSIVOS, PROBLEMATIZANDO, DISCUTINDO A OBRA E APRESENTANDO OPINIÕES. DESSA FORMA, COMO APORTE TEÓRICO, FUNDAMENTAMO-NOS EM AUTORES QUE VERSAM SOBRE A FUNÇÃO SOCIAL DA LITERATURA, SOBRE SUA IMPORTÂNCIA PARA O ENSINO DE LEITURA E PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE LEITORES PROFICIENTES, A EXEMPLO CÂNDIDO E COSSON. PAUTAMO-NOS TAMBÉM EM DOCUMENTOS OFICIAIS QUE REGEM AS DIRETRIZES PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, TAIS COMO OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS – PCNS E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR, NOS QUAIS VERIFICAMOS A IMPORTÂNCIA ATRIBUÍDA AO GÊNERO LITERÁRIO PARA O LETRAMENTO ESCOLAR, NUMA PROPOSTA DE ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA CONTEXTUALIZADA.