ESTE TRABALHO CONSTITUI-SE EM UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM DOCÊNCIA NA REDE PÚBLICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL, NA BAIXADA FLUMINENSE DO RIO DE JANEIRO E É FRUTO DA INVESTIGAÇÃO SOBRE A RELAÇÃO DA CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS DE VIOLÊNCIA PARA CRIANÇAS NEGRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E A PRECARIZAÇÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE, QUE AINDA NOS DIAS ATUAIS SE REVELA EM MUITOS CASOS, COM BAIXA QUALIFICAÇÃO PARA O EXERCÍCIO DA FUNÇÃO. EM RAZÃO DISSO, COMO RESULTADO, PRETENDE-SE OBTER UM MATERIAL QUE CONTRIBUA PARA O FORTALECIMENTO DA IMAGEM POSITIVA ACERCA DA CRIANÇA NEGRA, ANCORADO EPISTEMOLOGICAMENTE NA TEORIA DA AFROCENTRICIDADE, ALÉM DE FOMENTAR O AMPLO DEBATE ACERCA DA NECESSIDADE DE UMA FORMAÇÃO DOCENTE QUALIFICADA NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO INFANTIL. O OBJETO DE INVESTIGAÇÃO FOI UMA TURMA DE CRECHE COM DUAS PROFESSORAS REGENTES E DUAS AUXILIARES DE TURMA. A METODOLOGIA SE CONSTITUI EM PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE COM RELATOS.