Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O TRABALHO DOCENTE DOS ESTAGIÁRIOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DO CAP-UERN NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELAÇÃO TEORIA-PRÁTICA

Palavra-chaves: RELAÇÃO TEORIA-PRÁTICA, TRABALHO PEDAGÓGICO, ESTÁGIO, EDUCAÇÃO INFANTIL, Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 79932
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 633
    "inscrito_id" => 1540
    "titulo" => "O TRABALHO DOCENTE DOS ESTAGIÁRIOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DO CAP-UERN NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELAÇÃO TEORIA-PRÁTICA"
    "resumo" => "ESTE ESTUDO OBJETIVA INVESTIGAR O TRABALHO PEDAGÓGICO DOS ESTAGIÁRIOS DURANTE REGÊNCIA QUANTO A RELAÇÃO QUE ESTABELECEM ENTRE TEORIA E PRÁTICA, TENDO COMO REFERÊNCIA OS CONCEITOS ABORDADOS NO COMPONENTE CURRICULAR DIDÁTICA. DESENVOLVEU-SE A PARTIR DE METODOLOGIA DA PESQUISA QUALITATIVA, E A ANÁLISE DOS DADOS SEGUIU A CONTRIBUIÇÃO TEÓRICA DE AGUIAR E OZELLA (2013). OS SUJEITOS PESQUISADOS FORAM 2 ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DO CAP/UERN QUE REALIZARAM O ESTÁGIO SUPERVISIONADO I NA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA RAIMUNDA ERNESTO DA SILVA, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE PATU/RN, EM TURMAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL COM CRIANÇAS DE 4 E 5 ANOS, BEM COMO 1 SUPERVISOR DO ESTÁGIO. COMO PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS, REALIZOU-SE A REVISÃO DA LITERATURA ACERCA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO QUANTO AO TRABALHO PEDAGÓGICO NO QUE DIZ RESPEITO AO PLANEJAMENTO, RELAÇÕES DE ENSINO E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, A PARTIR DOS ESTUDOS DE LIBÂNEO (1994) E HOFFMAN (2013); BEM COMO ANÁLISE DOCUMENTAL DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PEDAGOGIA DO CAMPUS AVANÇADO DE PATU/UERN (PATU, 2013). COMO INSTRUMENTOS PARA CONSTRUÇÃO DOS DADOS APLICOU-SE UM QUESTIONÁRIO E REALIZOU-SE ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA. O ESTUDO REVELA QUE OS ESTAGIÁRIOS DEMONSTRAM ARTICULAR OS CONTEÚDOS TEÓRICOS ESTUDADOS NO COMPONENTE CURRICULAR DIDÁTICA NA REALIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO. QUANTO AO PLANEJAMENTO, ORGANIZAM AS ATIVIDADES CONFORME OS INTERESSES E NECESSIDADES DA TURMA. NO QUE DIZ RESPEITOS AS RELAÇÕES DE ENSINO, DEMONSTRAM ESTABELECER UMA RELAÇÃO AFETIVA ENTRE PROFESSOR E ALUNO. POR ÚLTIMO, UTILIZAM DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA E FORMATIVA, CONSIDERANDO DIFICULDADES E AVANÇOS DOS ALUNOS EM SALA DE AULA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "RELAÇÃO TEORIA-PRÁTICA, TRABALHO PEDAGÓGICO, ESTÁGIO, EDUCAÇÃO INFANTIL, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA101_ID1540_28072021221443.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KARINA PESSOA DE QUEIROZ"
    "autor_nome_curto" => "KARINA QUEIROZ"
    "autor_email" => "queiroz.karina@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 79932
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 633
    "inscrito_id" => 1540
    "titulo" => "O TRABALHO DOCENTE DOS ESTAGIÁRIOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DO CAP-UERN NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELAÇÃO TEORIA-PRÁTICA"
    "resumo" => "ESTE ESTUDO OBJETIVA INVESTIGAR O TRABALHO PEDAGÓGICO DOS ESTAGIÁRIOS DURANTE REGÊNCIA QUANTO A RELAÇÃO QUE ESTABELECEM ENTRE TEORIA E PRÁTICA, TENDO COMO REFERÊNCIA OS CONCEITOS ABORDADOS NO COMPONENTE CURRICULAR DIDÁTICA. DESENVOLVEU-SE A PARTIR DE METODOLOGIA DA PESQUISA QUALITATIVA, E A ANÁLISE DOS DADOS SEGUIU A CONTRIBUIÇÃO TEÓRICA DE AGUIAR E OZELLA (2013). OS SUJEITOS PESQUISADOS FORAM 2 ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DO CAP/UERN QUE REALIZARAM O ESTÁGIO SUPERVISIONADO I NA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA RAIMUNDA ERNESTO DA SILVA, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE PATU/RN, EM TURMAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL COM CRIANÇAS DE 4 E 5 ANOS, BEM COMO 1 SUPERVISOR DO ESTÁGIO. COMO PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS, REALIZOU-SE A REVISÃO DA LITERATURA ACERCA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO QUANTO AO TRABALHO PEDAGÓGICO NO QUE DIZ RESPEITO AO PLANEJAMENTO, RELAÇÕES DE ENSINO E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, A PARTIR DOS ESTUDOS DE LIBÂNEO (1994) E HOFFMAN (2013); BEM COMO ANÁLISE DOCUMENTAL DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PEDAGOGIA DO CAMPUS AVANÇADO DE PATU/UERN (PATU, 2013). COMO INSTRUMENTOS PARA CONSTRUÇÃO DOS DADOS APLICOU-SE UM QUESTIONÁRIO E REALIZOU-SE ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA. O ESTUDO REVELA QUE OS ESTAGIÁRIOS DEMONSTRAM ARTICULAR OS CONTEÚDOS TEÓRICOS ESTUDADOS NO COMPONENTE CURRICULAR DIDÁTICA NA REALIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO. QUANTO AO PLANEJAMENTO, ORGANIZAM AS ATIVIDADES CONFORME OS INTERESSES E NECESSIDADES DA TURMA. NO QUE DIZ RESPEITOS AS RELAÇÕES DE ENSINO, DEMONSTRAM ESTABELECER UMA RELAÇÃO AFETIVA ENTRE PROFESSOR E ALUNO. POR ÚLTIMO, UTILIZAM DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA E FORMATIVA, CONSIDERANDO DIFICULDADES E AVANÇOS DOS ALUNOS EM SALA DE AULA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "RELAÇÃO TEORIA-PRÁTICA, TRABALHO PEDAGÓGICO, ESTÁGIO, EDUCAÇÃO INFANTIL, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA101_ID1540_28072021221443.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KARINA PESSOA DE QUEIROZ"
    "autor_nome_curto" => "KARINA QUEIROZ"
    "autor_email" => "queiroz.karina@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

ESTE ESTUDO OBJETIVA INVESTIGAR O TRABALHO PEDAGÓGICO DOS ESTAGIÁRIOS DURANTE REGÊNCIA QUANTO A RELAÇÃO QUE ESTABELECEM ENTRE TEORIA E PRÁTICA, TENDO COMO REFERÊNCIA OS CONCEITOS ABORDADOS NO COMPONENTE CURRICULAR DIDÁTICA. DESENVOLVEU-SE A PARTIR DE METODOLOGIA DA PESQUISA QUALITATIVA, E A ANÁLISE DOS DADOS SEGUIU A CONTRIBUIÇÃO TEÓRICA DE AGUIAR E OZELLA (2013). OS SUJEITOS PESQUISADOS FORAM 2 ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DO CAP/UERN QUE REALIZARAM O ESTÁGIO SUPERVISIONADO I NA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA RAIMUNDA ERNESTO DA SILVA, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE PATU/RN, EM TURMAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL COM CRIANÇAS DE 4 E 5 ANOS, BEM COMO 1 SUPERVISOR DO ESTÁGIO. COMO PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS, REALIZOU-SE A REVISÃO DA LITERATURA ACERCA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO QUANTO AO TRABALHO PEDAGÓGICO NO QUE DIZ RESPEITO AO PLANEJAMENTO, RELAÇÕES DE ENSINO E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, A PARTIR DOS ESTUDOS DE LIBÂNEO (1994) E HOFFMAN (2013); BEM COMO ANÁLISE DOCUMENTAL DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PEDAGOGIA DO CAMPUS AVANÇADO DE PATU/UERN (PATU, 2013). COMO INSTRUMENTOS PARA CONSTRUÇÃO DOS DADOS APLICOU-SE UM QUESTIONÁRIO E REALIZOU-SE ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA. O ESTUDO REVELA QUE OS ESTAGIÁRIOS DEMONSTRAM ARTICULAR OS CONTEÚDOS TEÓRICOS ESTUDADOS NO COMPONENTE CURRICULAR DIDÁTICA NA REALIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO. QUANTO AO PLANEJAMENTO, ORGANIZAM AS ATIVIDADES CONFORME OS INTERESSES E NECESSIDADES DA TURMA. NO QUE DIZ RESPEITOS AS RELAÇÕES DE ENSINO, DEMONSTRAM ESTABELECER UMA RELAÇÃO AFETIVA ENTRE PROFESSOR E ALUNO. POR ÚLTIMO, UTILIZAM DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA E FORMATIVA, CONSIDERANDO DIFICULDADES E AVANÇOS DOS ALUNOS EM SALA DE AULA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.