O OBJETIVO DESSA PESQUISA É APRESENTAR ANÁLISES REALIZADAS EM ATIVIDADES GRAMATICAIS COM USO DOS PRONOMES PESSOAIS, PRESENTES EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA (LDP), UTILIZADO EM TURMAS DE 4° DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL. COM ESSA PESQUISA BUSCOU-SE OBSERVAR SE AS ATIVIDADES GRAMATICAIS ESTÃO CONCEBENDO A LÍNGUA NUMA PERSPECTIVA INTEGRAL OU FRAGMENTADA, E ESSAS PROPOSTAS DIDÁTICAS DIALOGAM COM AS ATIVIDADES DE LEITURA, ESCRITA E ORALIDADE. DIANTE DISSO, A PESQUISA É DE CARÁTER QUALITATIVO COM ABORDAGENS EM ANÁLISE DOCUMENTAL. COMO APORTES TEÓRICOS, DESTACAM-SE AUTORES QUE DISCUTEM SOBRE OS USOS DA LÍNGUA, PRONOMES PESSOAIS E O ENSINO DE GRAMÁTICA. COMO PRINCIPAIS RESULTADOS, OBSERVOU-SE QUE AS ATIVIDADES GRAMATICAIS QUE ENVOLVEM ESTUDOS SOBRE PRONOMES PESSOAIS APRESENTAM UMA VARIEDADE DE GÊNEROS TEXTUAIS, OS QUAIS PODEM CONTRIBUIR COM A AMPLIAÇÃO DA ORALIDADE E DA LEITURA, NO ENTANTO, CONSTATOU-SE QUE A PRÁTICA DE ESCRITA É BASTANTE RESTRITA, LIMITANDO SEU USO APENAS PARA RESPONDER QUESTÕES OBJETIVAS, SEM EXIGIR UMA MAIOR REFLEXÃO TANTO SOBRE A PRODUÇÃO DA ESCRITA QUANTO PARA O USO DA LÍNGUA EM DIFERENTES CONTEXTOS.