O ENSINO DE CIÊNCIAS NAS ESCOLAS É PRATICADO, TENUAMENTE, SEM CONTEXTUALIZAÇÃO. A ESCOLA COMO AMBIENTE DE FORMAÇÃO DE CIDADÃOS TEM UM PAPEL FUNDAMENTAL NÃO SOMENTE NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, MAS NO DESENVOLVIMENTO E FORTALECIMENTO DE VALORES CULTURAIS, DENTRE ESSES, A CULINÁRIA AMAZÔNICA. A REGIÃO POSSUI SUAS PECULIARIDADES, CONSUMO DE DIFERENTES TIPOS DE CARNES, FRUTAS, RAÍZES E TEMPEROS. A INVESTIGAÇÃO DO PRESENTE TRABALHO É DE NATUREZA QUALITATIVA E DE CARÁTER DESCRITIVO COM O INTUITO DE IDENTIFICAR E PERMITIR UMA VISÃO AMPLA SOBRE A RELEVÂNCIA DO CONTEÚDO E COMO A PIRÂMIDE ALIMENTAR CONTRIBUIU PARA O APRENDIZADO. A PESQUISA FOI REALIZADA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL LOCALIZADA NA ZONA LESTE DA CIDADE DE MANAUS, COM UMA TURMA DE 9° ANO. PARA A MATERIALIZAÇÃO DOS OBJETIVOS FOI APLICADO QUESTIONÁRIO E ANALISADOS SEUS RESULTADOS, ALÉM DA MINISTRAÇÃO DE INTERVENÇÕES DIDÁTICAS CONSIDERANDO O TEMA CLASSIFICAÇÃO DOS ALIMENTOS E SUAS FUNÇÕES NUTRICIONAIS. OS RESULTADOS DO TRABALHO OBTIDOS A PARTIR DA PESQUISA EVIDENCIAM UM GRANDE CONSUMO DE ALIMENTOS REGIONAIS E CERTA CONSCIENTIZAÇÃO NO QUE SE REFERE A HÁBITOS ALIMENTARES CONSIDERADOS SAUDÁVEIS, QUE DE CERTA FORMA CONTRIBUIU PARA TORNAR OS ALUNOS MAIS INTERESSADOS NO CONTEÚDO.