Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DA ESCOLA PARA CASA: ESTRATÉGIAS DOS PROFESSORES NA EDUCAÇÃO REMOTA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO REMOTA, ESTRATÉGIAS, PANDEMIA, ENSINO, Comunicação Oral (CO) GT 19 – Tecnologias e Educação
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 80415
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1279
    "inscrito_id" => 7521
    "titulo" => "DA ESCOLA PARA CASA: ESTRATÉGIAS DOS PROFESSORES NA EDUCAÇÃO REMOTA"
    "resumo" => "A PANDEMIA E O CONSEQUENTE ISOLAMENTO TROUXERAM GRANDES MUDANÇAS NA VIDA COTIDIANA DAS PESSOAS E NA ORGANIZAÇÃO DAS SOCIEDADES. ENTRE ESSAS MUDANÇAS, A ESCOLA TEM SOFRIDO UMA GRANDE TRANSFORMAÇÃO: PELA PRIMEIRA VEZ EM MUITOS PAÍSES DO MUNDO OS ESTUDANTES E OS PROFESSORES NÃO CONSEGUIRAM IR PARA À ESCOLA PRESENCIALMENTE POIS ESTAS FECHARAM. ASSIM, OS PROCESSOS DE ENSINO/APRENDIZAGEM MUDARAM E FORAM COMANDADOS PELA ESCOLA MAS CONCRETIZADOS NAS CASAS. RECONHECENDO QUE ESTAS MUDANÇAS EXIGIRAM TRANSFORMAÇÕES DOS PROFESSORES NA HORA DE DAR AULA, ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR AS ESTRATÉGIAS QUE FORAM IMPLEMENTADAS PELOS PROFESSORES DA ESCOLA PROA (CÓRDOBA, ARGENTINA)  PARA AFRONTAR A EDUCAÇÃO REMOTA DESDE A INTERRUPÇÃO DA PRESENCIALIDADE. BASEIA-SE NUMA PESQUISA QUALITATIVA, ONDE OS DADOS FORAM COLETADOS COM ENTREVISTAS SEMI ABERTAS AOS PROFESSORES, QUE PARTICIPARAM VOLUNTARIAMENTE APÓS SEREM ESCOLHIDOS POR AMOSTRA INTENCIONAL. PARA A ANÁLISE DOS DADOS, USOU-SE ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO E CRIARAM-SE CATEGORIAS DISCURSIVAS. COMO PRINCIPAIS RESULTADOS PODE-SE REFLETIR QUE AS ESTRATÉGIAS IMPLEMENTADAS PELOS PROFESSORES TÊM MUITA IMPORTÂNCIA E QUE SÃO UM IMPORTANTE PONTO DE PARTIDA PARA REFLETIR SOBRE A ESCOLA QUANDO A PRESENCIALIDADE VOLTE A SER UMA NORMALIDADE. ALÉM DISSO, AS PRINCIPAIS ESTRATÉGIAS FORAM: CRIAR NOVOS ELOS DE COMUNICAÇÃO CON ESTUDANTES, PLANEJAR AULAS EM DISTINTOS FORMATOS, TER UM PLANEJAMENTO FLEXÍVEL E PENSAR NUM PROCESSO DE APRENDIZADO MAIS PERSONALIZADO. ESTE ESTUDO PODE CONTRIBUIR PARA PENSAR NA CONTINUAÇÃO DE MUITAS DESSAS ESTRATÉGIAS NA VOLTA À ESCOLA PRESENCIAL."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO REMOTA, ESTRATÉGIAS, PANDEMIA, ENSINO, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA119_ID9074_15072021094223.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCILA DIDIER"
    "autor_nome_curto" => "LUCILA DIDIER"
    "autor_email" => "didierlucila@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 80415
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1279
    "inscrito_id" => 7521
    "titulo" => "DA ESCOLA PARA CASA: ESTRATÉGIAS DOS PROFESSORES NA EDUCAÇÃO REMOTA"
    "resumo" => "A PANDEMIA E O CONSEQUENTE ISOLAMENTO TROUXERAM GRANDES MUDANÇAS NA VIDA COTIDIANA DAS PESSOAS E NA ORGANIZAÇÃO DAS SOCIEDADES. ENTRE ESSAS MUDANÇAS, A ESCOLA TEM SOFRIDO UMA GRANDE TRANSFORMAÇÃO: PELA PRIMEIRA VEZ EM MUITOS PAÍSES DO MUNDO OS ESTUDANTES E OS PROFESSORES NÃO CONSEGUIRAM IR PARA À ESCOLA PRESENCIALMENTE POIS ESTAS FECHARAM. ASSIM, OS PROCESSOS DE ENSINO/APRENDIZAGEM MUDARAM E FORAM COMANDADOS PELA ESCOLA MAS CONCRETIZADOS NAS CASAS. RECONHECENDO QUE ESTAS MUDANÇAS EXIGIRAM TRANSFORMAÇÕES DOS PROFESSORES NA HORA DE DAR AULA, ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR AS ESTRATÉGIAS QUE FORAM IMPLEMENTADAS PELOS PROFESSORES DA ESCOLA PROA (CÓRDOBA, ARGENTINA)  PARA AFRONTAR A EDUCAÇÃO REMOTA DESDE A INTERRUPÇÃO DA PRESENCIALIDADE. BASEIA-SE NUMA PESQUISA QUALITATIVA, ONDE OS DADOS FORAM COLETADOS COM ENTREVISTAS SEMI ABERTAS AOS PROFESSORES, QUE PARTICIPARAM VOLUNTARIAMENTE APÓS SEREM ESCOLHIDOS POR AMOSTRA INTENCIONAL. PARA A ANÁLISE DOS DADOS, USOU-SE ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO E CRIARAM-SE CATEGORIAS DISCURSIVAS. COMO PRINCIPAIS RESULTADOS PODE-SE REFLETIR QUE AS ESTRATÉGIAS IMPLEMENTADAS PELOS PROFESSORES TÊM MUITA IMPORTÂNCIA E QUE SÃO UM IMPORTANTE PONTO DE PARTIDA PARA REFLETIR SOBRE A ESCOLA QUANDO A PRESENCIALIDADE VOLTE A SER UMA NORMALIDADE. ALÉM DISSO, AS PRINCIPAIS ESTRATÉGIAS FORAM: CRIAR NOVOS ELOS DE COMUNICAÇÃO CON ESTUDANTES, PLANEJAR AULAS EM DISTINTOS FORMATOS, TER UM PLANEJAMENTO FLEXÍVEL E PENSAR NUM PROCESSO DE APRENDIZADO MAIS PERSONALIZADO. ESTE ESTUDO PODE CONTRIBUIR PARA PENSAR NA CONTINUAÇÃO DE MUITAS DESSAS ESTRATÉGIAS NA VOLTA À ESCOLA PRESENCIAL."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO REMOTA, ESTRATÉGIAS, PANDEMIA, ENSINO, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA119_ID9074_15072021094223.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCILA DIDIER"
    "autor_nome_curto" => "LUCILA DIDIER"
    "autor_email" => "didierlucila@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

A PANDEMIA E O CONSEQUENTE ISOLAMENTO TROUXERAM GRANDES MUDANÇAS NA VIDA COTIDIANA DAS PESSOAS E NA ORGANIZAÇÃO DAS SOCIEDADES. ENTRE ESSAS MUDANÇAS, A ESCOLA TEM SOFRIDO UMA GRANDE TRANSFORMAÇÃO: PELA PRIMEIRA VEZ EM MUITOS PAÍSES DO MUNDO OS ESTUDANTES E OS PROFESSORES NÃO CONSEGUIRAM IR PARA À ESCOLA PRESENCIALMENTE POIS ESTAS FECHARAM. ASSIM, OS PROCESSOS DE ENSINO/APRENDIZAGEM MUDARAM E FORAM COMANDADOS PELA ESCOLA MAS CONCRETIZADOS NAS CASAS. RECONHECENDO QUE ESTAS MUDANÇAS EXIGIRAM TRANSFORMAÇÕES DOS PROFESSORES NA HORA DE DAR AULA, ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR AS ESTRATÉGIAS QUE FORAM IMPLEMENTADAS PELOS PROFESSORES DA ESCOLA PROA (CÓRDOBA, ARGENTINA) PARA AFRONTAR A EDUCAÇÃO REMOTA DESDE A INTERRUPÇÃO DA PRESENCIALIDADE. BASEIA-SE NUMA PESQUISA QUALITATIVA, ONDE OS DADOS FORAM COLETADOS COM ENTREVISTAS SEMI ABERTAS AOS PROFESSORES, QUE PARTICIPARAM VOLUNTARIAMENTE APÓS SEREM ESCOLHIDOS POR AMOSTRA INTENCIONAL. PARA A ANÁLISE DOS DADOS, USOU-SE ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO E CRIARAM-SE CATEGORIAS DISCURSIVAS. COMO PRINCIPAIS RESULTADOS PODE-SE REFLETIR QUE AS ESTRATÉGIAS IMPLEMENTADAS PELOS PROFESSORES TÊM MUITA IMPORTÂNCIA E QUE SÃO UM IMPORTANTE PONTO DE PARTIDA PARA REFLETIR SOBRE A ESCOLA QUANDO A PRESENCIALIDADE VOLTE A SER UMA NORMALIDADE. ALÉM DISSO, AS PRINCIPAIS ESTRATÉGIAS FORAM: CRIAR NOVOS ELOS DE COMUNICAÇÃO CON ESTUDANTES, PLANEJAR AULAS EM DISTINTOS FORMATOS, TER UM PLANEJAMENTO FLEXÍVEL E PENSAR NUM PROCESSO DE APRENDIZADO MAIS PERSONALIZADO. ESTE ESTUDO PODE CONTRIBUIR PARA PENSAR NA CONTINUAÇÃO DE MUITAS DESSAS ESTRATÉGIAS NA VOLTA À ESCOLA PRESENCIAL.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.