A PANDEMIA E O CONSEQUENTE ISOLAMENTO TROUXERAM GRANDES MUDANÇAS NA VIDA COTIDIANA DAS PESSOAS E NA ORGANIZAÇÃO DAS SOCIEDADES. ENTRE ESSAS MUDANÇAS, A ESCOLA TEM SOFRIDO UMA GRANDE TRANSFORMAÇÃO: PELA PRIMEIRA VEZ EM MUITOS PAÍSES DO MUNDO OS ESTUDANTES E OS PROFESSORES NÃO CONSEGUIRAM IR PARA À ESCOLA PRESENCIALMENTE POIS ESTAS FECHARAM. ASSIM, OS PROCESSOS DE ENSINO/APRENDIZAGEM MUDARAM E FORAM COMANDADOS PELA ESCOLA MAS CONCRETIZADOS NAS CASAS. RECONHECENDO QUE ESTAS MUDANÇAS EXIGIRAM TRANSFORMAÇÕES DOS PROFESSORES NA HORA DE DAR AULA, ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR AS ESTRATÉGIAS QUE FORAM IMPLEMENTADAS PELOS PROFESSORES DA ESCOLA PROA (CÓRDOBA, ARGENTINA) PARA AFRONTAR A EDUCAÇÃO REMOTA DESDE A INTERRUPÇÃO DA PRESENCIALIDADE. BASEIA-SE NUMA PESQUISA QUALITATIVA, ONDE OS DADOS FORAM COLETADOS COM ENTREVISTAS SEMI ABERTAS AOS PROFESSORES, QUE PARTICIPARAM VOLUNTARIAMENTE APÓS SEREM ESCOLHIDOS POR AMOSTRA INTENCIONAL. PARA A ANÁLISE DOS DADOS, USOU-SE ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO E CRIARAM-SE CATEGORIAS DISCURSIVAS. COMO PRINCIPAIS RESULTADOS PODE-SE REFLETIR QUE AS ESTRATÉGIAS IMPLEMENTADAS PELOS PROFESSORES TÊM MUITA IMPORTÂNCIA E QUE SÃO UM IMPORTANTE PONTO DE PARTIDA PARA REFLETIR SOBRE A ESCOLA QUANDO A PRESENCIALIDADE VOLTE A SER UMA NORMALIDADE. ALÉM DISSO, AS PRINCIPAIS ESTRATÉGIAS FORAM: CRIAR NOVOS ELOS DE COMUNICAÇÃO CON ESTUDANTES, PLANEJAR AULAS EM DISTINTOS FORMATOS, TER UM PLANEJAMENTO FLEXÍVEL E PENSAR NUM PROCESSO DE APRENDIZADO MAIS PERSONALIZADO. ESTE ESTUDO PODE CONTRIBUIR PARA PENSAR NA CONTINUAÇÃO DE MUITAS DESSAS ESTRATÉGIAS NA VOLTA À ESCOLA PRESENCIAL.