PRETENDE-SE ANALISAR A QUESTÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ÂMBITO DAS ESCOLAS PÚBLICAS, E ASSIM DEMONSTRAR A IMPORTÂNCIA DE AÇÕES SUSTENTÁVEIS RELACIONADAS À PROTEÇÃO HÍDRICA E AO ACESSO À ÁGUA POTÁVEL. O OBJETIVO DO TRABALHO É APRESENTAR A DIMENSÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ÂMBITO ESCOLAR, SEU EFEITO NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS COMO CIDADÃOS, A CONSIDERAR A PROMOÇÃO DE OPORTUNIDADE AO CONHECIMENTO SUSTENTÁVEL, SENDO IMPRESCINDÍVEL A PROTEÇÃO À VIDA HUMANA, AOS RECURSOS AMBIENTAIS E AO MEIO AMBIENTE TRANSGERACIONAL. O TEXTO PERPASSA PELAS ANÁLISES DOS POSSÍVEIS DESAFIOS À IMPLANTAÇÃO DO PROCESSO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ÂMBITO ESCOLAR, TENDO COMO ÊNFASE A PROTEÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS, EXPLORANDO OS PROBLEMAS AMBIENTAIS E A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA GESTÃO EDUCACIONAL, ASSIM, O PAPEL DA ESCOLA ENQUANTO INSTITUIÇÃO FORMADORA DE CIDADÃOS. METODOLOGICAMENTE, O ESTUDO CONTEMPLA UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA EM ARTIGOS CIENTÍFICOS E LIVROS QUE RATAM A TEMÁTICA, VISANDO COMPREENDER AS PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ÂMBITO ESCOLAR. DESTE MODO, EXAMINAR-SE-Á EFETIVAÇÃO DA FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CONSCIENTES E CRÍTICOS, GARANTINDO A SUSTENTABILIDADE, A PRESERVAÇÃO E A CONSERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE ECOLOGICAMENTE EQUILIBRADO, PROPORCIONANDO ASSIM, UMA ABORDAGEM EDUCACIONAL E PARTICIPATIVA NO ÂMBITO ESCOLAR. POR FIM, BUSCA-SE PELO EQUILÍBRIO NA CORRETA UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS E O SEU ACESSO IGUALITÁRIO, GARANTINDO O PROCESSO DE EDUCAÇÃO E RESPONSABILIDADE NA FORMAÇÃO DOS INDIVÍDUOS PREOCUPADOS COM OS PROBLEMAS AMBIENTAIS E A CONSERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE ECOLOGICAMENTE EQUILIBRADO.