Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM FOCO EM RECURSOS HÍDRICOS: UMA ANÁLISE DA PARTICIPAÇÃO SUSTENTAVÉL DAS ESCOLAS PÚBLICAS E A PROMOÇÃO DA CIDADANIA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ESCOLAS PÚBLICAS, RECURSOS HÍDRICOS, ACESSO À ÁGUA, Comunicação Oral (CO) GT 14 - Educação Ambiental
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Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

PRETENDE-SE ANALISAR A QUESTÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ÂMBITO DAS ESCOLAS PÚBLICAS, E ASSIM DEMONSTRAR A IMPORTÂNCIA DE AÇÕES SUSTENTÁVEIS RELACIONADAS À PROTEÇÃO HÍDRICA E AO ACESSO À ÁGUA POTÁVEL. O OBJETIVO DO TRABALHO É APRESENTAR A DIMENSÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ÂMBITO ESCOLAR, SEU EFEITO NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS COMO CIDADÃOS, A CONSIDERAR A PROMOÇÃO DE OPORTUNIDADE AO CONHECIMENTO SUSTENTÁVEL, SENDO IMPRESCINDÍVEL A PROTEÇÃO À VIDA HUMANA, AOS RECURSOS AMBIENTAIS E AO MEIO AMBIENTE TRANSGERACIONAL. O TEXTO PERPASSA PELAS ANÁLISES DOS POSSÍVEIS DESAFIOS À IMPLANTAÇÃO DO PROCESSO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ÂMBITO ESCOLAR, TENDO COMO ÊNFASE A PROTEÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS, EXPLORANDO OS PROBLEMAS AMBIENTAIS E A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA GESTÃO EDUCACIONAL, ASSIM, O PAPEL DA ESCOLA ENQUANTO INSTITUIÇÃO FORMADORA DE CIDADÃOS. METODOLOGICAMENTE, O ESTUDO CONTEMPLA UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA EM ARTIGOS CIENTÍFICOS E LIVROS QUE RATAM A TEMÁTICA, VISANDO COMPREENDER AS PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ÂMBITO ESCOLAR. DESTE MODO, EXAMINAR-SE-Á EFETIVAÇÃO DA FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CONSCIENTES E CRÍTICOS, GARANTINDO A SUSTENTABILIDADE, A PRESERVAÇÃO E A CONSERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE ECOLOGICAMENTE EQUILIBRADO, PROPORCIONANDO ASSIM, UMA ABORDAGEM EDUCACIONAL E PARTICIPATIVA NO ÂMBITO ESCOLAR. POR FIM, BUSCA-SE PELO EQUILÍBRIO NA CORRETA UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS E O SEU ACESSO IGUALITÁRIO, GARANTINDO O PROCESSO DE EDUCAÇÃO E RESPONSABILIDADE NA FORMAÇÃO DOS INDIVÍDUOS PREOCUPADOS COM OS PROBLEMAS AMBIENTAIS E A CONSERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE ECOLOGICAMENTE EQUILIBRADO.

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