ESTE TRABALHO É UMA REFLEXÃO E PROPORCIONA UM RELATO DA EXPERIÊNCIA VIVIDA COM A IMPLANTAÇÃO DA EDUCAÇÃO REMOTA NO ANO LETIVO 2020 APLICADA EM AMBIENTES VIRTUAIS DEVIDO A PANDEMIA DA COVID-19. AO ACOMPANHAR A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO QUE INTERFERIU NO PROCESSO DE ENSINAR E APRENDER, SEJA DO ALUNO E PROFESSOR, CONSTATOU-SE NOVOS COMPORTAMENTOS ENTRE DOCENTE E DISCENTE NA INTERVENÇÃO DO ENSINO DE FORMA ONLINE E AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS PROFESSORES NO PROCESSO DE ENSINAR SUA DISCIPLINA NO ENSINO FUNDAMENTAL, EM ESPECIAL A MATEMÁTICA. O ENFOQUE METODOLÓGICO APLICADO NESTE RELATO DE EXPERIÊNCIA É DE CUNHO DESCRITIVO E CARACTERIZADO PELA OBSERVAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS DE DUAS ESCOLAS NAS REDES ESTADUAL E MUNICIPAL DE MACEIÓ/AL. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE NOSSO OBJETO DE RELATO “IMPLANTAÇÃO DO ENSINAR E APRENDER NO ENSINO REMOTO” CRIOU A DESCOBERTA DE UM AMBIENTE ANGUSTIANTE COM O SENTIMENTO DOCENTE DE INCERTEZAS TRADUZINDO NUM ALERTA SUBSTANCIAL DA CONFIRMAÇÃO DA NÃO EMPATIA COM A DISCIPLINA MATEMÁTICA E DA DIFICULDADE DE REALIZAR UM APRENDIZADO MAIS SIGNIFICATIVO E SOCIAL PELOS ALUNOS. ENTRETANTO, REVELOU-SE UMA GRANDE SUPERAÇÃO E DEDICAÇÃO DOS PROFESSORES EM AMENIZAR TODOS OS DESAFIOS ENCONTRADOS.