A SOCIEDADE ESTÁ SEMPRE EM COMPLETO MOVIMENTO QUE TRANSFORMAM OS ESPAÇOS, ONDE A GEOGRAFIA ESTÁ INSERIDA NESSES PROCESSOS QUE INCLUI AÇÕES E FATOS DA REALIDADE EDUCATIVA COMO NO CONTEXTO DA PANDÊMICA DE COVID-19 E OS PROCESSOS DE ENSINO, DESAFIANTES NOS MAIS DIVERSOS CENÁRIOS. O PRINCIPAL OBJETIVO ESTE TRABALHO É, ANALISAR O PAPEL DO ENSINO DE GEOGRAFIA NO SÉCULO XXI, SEUS DESAFIOS E PERSPECTIVAS. DEVIDO A ISSO, É EFETIVADO UM BREVE RESGATE CONCEITUAL ACERCA DO CAMPO DO ENSINO DA GEOGRAFIA QUANTO CIÊNCIA E OUTROS EIXOS DA GEOGRAFIA CRÍTICA E TRADICIONAL, NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO TRADICIONAL, RESGATANDO NAS PRINCIPAIS CONTEXTUALIZAÇÕES E PARADIGMAS ATUAIS. ESPERA-SE QUE ESSE TRABALHO POSSA OPORTUNIZAR NOVAS PESQUISAS ACERCA DO TEMA, POIS, EVIDENCIA ATRAVÉS DELA A EFÊMERA NECESSIDADE DE SE UTILIZAR OS CONCEITOS CHAVES DA GEOGRAFIA PARA ENTENDER A REALIDADE.