OS DEBATES NO CAMPO DO CURRÍCULO, CADA VEZ MAIS, SÃO AMPLIADOS E APROFUNDADOS, BUSCANDO A SUPERAÇÃO DA CONCEPÇÃO TRADICIONAL DO ENSINO, RESTRITO E FRAGMENTADO, PASSANDO ELE A SER VISTO COMO INSTRUMENTO DE AÇÃO POLÍTICA E PEDAGÓGICA. ESSA PERSPECTIVA CURRICULAR, DIRECIONA PARA AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA CRÍTICA, DENTRE AS QUAIS, AS CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO FREIRIANO NA PERSPECTIVA CRÍTICO-EMANCIPATÓRIA.
INICIALMENTE, PRETENDE-SE ABORDAR O CAMPO DO CURRÍCULO E O DESENVOLVIMENTO CURRICULAR A PARTIR DA RELAÇÃO ENTRE CONHECIMENTO, CULTURA E CONTEXTO EDUCACIONAL, NO INTUITO DE OPORTUNIZAR A COMPREENSÃO DAS MUDANÇAS EPISTEMOLÓGICAS E MOSTRANDO AS IMPLICAÇÕES DESSES FATORES SOBRE AS CONCEPÇÕES E AS PRÁTICAS CURRICULARES DE UMA EDUCAÇÃO LIBERTADORA. ESTÁ ANÁLISE VERSA SOBRE AS TEORIAS DO CURRÍCULO CRÍTICO, A FIM DE APROFUNDARMOS AS REFLEXÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS.
A PARTIR DESTAS INFORMAÇÕES O TEXTO SE NORTEIA PELA SEGUINTE QUESTÃO: QUAIS AS CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE PARA O PENSAMENTO CURRICULAR? COM BASE NESTA INQUIETAÇÃO TEM-SE COMO OBJETIVO ANALISAR A CONCEITUAÇÃO DE ALGUNS TEÓRICOS PARA O CAMPO CURRICULAR E AS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM CURRÍCULO CRÍTICO.
TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA E DE CARÁTER DESCRITIVO. A METODOLOGIA UTILIZADA SE ANCORA NA PESQUISA DE REVISÃO DE LITERATURA A PARTIR DOS TEXTOS DE PAULO FREIRE E TEXTOS REFERENTES DO CAMPO DO CURRÍCULO.