ESTE TRABALHO TRATA-SE DA EVASÃO ESCOLAR E A GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA. FOI REALIZADA EM UMA ESCOLA PUBLICA SITUADA EM JUAZEIRO DO NORTE-CE. A GRAVIDEZ NÃO PLANEJADA TEM UM IMPACTO NA VIDA DESSAS JOVENS PRINCIPALMENTE PORQUE O PRIMEIRO TRIMESTRE É UM PERÍODO DELICADO, DE MAIOR REPOUSO E MAIORES SURGIMENTOS DE ENJOOS E OUTROS SINTOMAS QUE PODEM AFETAR E INTERFERIR NA ROTINA ESCOLAR. O INTERESSE PELO TEMA SURGE COM O INTUITO DE COMPREENDER E REFLETIR AS DIFICULDADES QUE AS GESTANTES PASSAM DURANTE O PERÍODO GESTACIONAL E COMO A ESCOLA SE POSICIONA DIANTE DE TAL SITUAÇÃO A FIM DE QUE A CONTINUIDADE DOS ESTUDOS ACONTEÇA ASSIM COMO A CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO. NESSA PERSPECTIVA, A PESQUISA OBJETIVOU COMPREENDER A RELAÇÃO DA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA COM A EVASÃO ESCOLAR. BUSCANDO ENTENDER TAMBÉM SE A ESCOLA PROMOVE AÇÕES DE INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS, PARA AUXILIAR NO PROCESSO DE PERMANÊNCIA, ACESSO E INCLUSÃO DESSAS MENINAS. ESTE ESTUDO TRATA DE UMA PESQUISA DE CUNHO QUALITATIVO, RESPALDANDO-SE EM DADOS DO IBGE, DO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (ECA), E AUTORES IMPORTANTES PARA A FUNDAMENTAÇÃO DA PESQUISA. OS PRINCIPAIS RESULTADOS LIMITAM-SE NA FALTA DE APOIOS POR PARTE DA ESCOLA, DIFICULDADES DE PERMANÊNCIA APÓS O NASCIMENTO DO BEBÊ, POR SE TRATAR DE UMA INTENSA MUDANÇA DE ROTINA QUE INTERFERE DIRETAMENTE NO RITMO DE APRENDIZAGEM E ROTINA ESCOLAR DE ESTUDOS QUE ACABA FICANDO EM SEGUNDO PLANO NA VIDA DESSAS JOVENS, E RETARDANDO O PROCESSO DE CONCLUSÃO DE SEUS ESTUDOS, RESULTANDO MUITAS VEZES NA EVASÃO ESCOLAR DESTAS JOVENS MÃES.