ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO REFLETIR SOBRE A PROPOSTA DE PLANEJAMENTO DE ENSINO REMOTO ADOTADA NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNICAP NO DECORRER DA PANDEMIA COVID-19, PARA TURMAS DE ALFABETIZAÇÃO DA REDE MUNICIPAL DE RECIFE. A ALFABETIZAÇÃO É UMA PREOCUPAÇÃO QUE AINDA INQUIETA OS PROFESSORES ALFABETIZADORES, SENDO FUNDAMENTAL QUE AS ESCOLAS MUDEM SUAS DINÂMICAS DE ENSINO E PROPONHAM EXPERIÊNCIAS SIGNIFICATIVAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, ADOTANDO METODOLOGIAS QUE FAVOREÇAM A ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO COM A INSERÇÃO DE METODOLOGIAS ADEQUADAS NO PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS, NA MEDIDA EM QUE NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) SE TORNOU CADA VEZ MAIS PRESENTE NOS ESPAÇOS ESCOLARES. CONSIDERAMOS QUE OS RESULTADOS OBTIDOS INDICAM AVANÇO SIGNIFICATIVO, JÁ QUE OS ESTUDANTES CONSEGUIRAM ASSIMILAR AS ATIVIDADES PROPOSTAS E DESENVOLVER SEM DIFICULDADES O SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM COM SUPORTES DIGITAIS.