ESTE TRABALHO VISA DISCUTIR A PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE SUAS PARTICIPAÇÕES, COMO PROTAGONISTAS, NA SNCT (SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA), OU SEJA, AO APRESENTAREM SEUS TRABALHOS NA ÁREA DE FÍSICA E ASTRONOMIA EM FORMA DE PÔSTER OU EM APRESENTAÇÕES EM FEIRAS DE CIÊNCIAS. OS EVENTOS DA SNCT SÃO ANUAIS E PROMOVIDOS POR INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR, ESTENDENDO A PARTICIPAÇÃO DE ESCOLAS PÚBLICAS QUE DESENVOLVAM PROJETOS CIENTÍFICOS COM ALUNOS. A PESQUISA FOI REALIZADA COM 18 ALUNOS, DE AMBOS OS SEXOS, DE ESCOLA PÚBLICA DO RIO DE JANEIRO, PARTICIPANTES DE APRESENTAÇÕES CIENTÍFICAS QUE INTEGRARAM A SNCT DE 2018, REALIZADA EM PRAÇA PÚBLICA NA CIDADE DE NOVA FRIBURGO/RJ. OS ALUNOS RESPONDERAM A TRÊS PERGUNTAS A RESPEITO DE SUAS PARTICIPAÇÕES, QUE SUGEREM QUE: VALORIZAM O EVENTO, ENTENDENDO QUE ELE COLABORA COM SUA FORMAÇÃO, RESSALTA A IMPORTÂNCIA DAS INTERAÇÕES PROMOVIDAS A PARTIR DO EVENTO COM PESSOAS DO PÚBLICO EM GERAL E COM PROFESSORES DAS UNIVERSIDADES, ALÉM DO O FATO DE SEREM ORIUNDOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA PARTICIPANDO DE UM EVENTO IMPORTANTE PARA DISSEMINAÇÃO DA CIÊNCIA