ESTE TRABALHO APRESENTA UM RECORTE TEÓRICO FEITO DA DISSERTAÇÃO INTITULADA “A PRÁXIS PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DO ASSENTAMENTO 12 DE OUTUBRO EM CLAUDIAMT: REFLEXÕES SOBRE OS SUJEITOS DA SUA HISTÓRIA”, QUE FOI PRODUZIDA POR MEIO DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO, PERTENCENTE A UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO-UNEMAT CAMPUS DE CÁCERES-MT. BUSCA-SE SISTEMATIZAR NESSA DISCUSSÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA, A ESTRUTURAÇÃO E FUNDAMENTAÇÃO DO CONCEITO MOVIMENTO PEDAGÓGICO, NA PERSPECTIVA DO FAZER DOCENTE, PAUTADO NO MATERIALISMO HISTÓRICO E DIALÉTICO. DEVIDO A ESSA AÇÃO DO QUE FAZER E COMO FAZER O TRABALHO PEDAGÓGICO NESSA FRUIÇÃO, DESTACOU-SE OS CONCEITOS DE MEDIAÇÃO E SUJEITO DA SUA HISTÓRIA. ESTE TRABALHO FOI ELABORADO EM 2018. A LUTA DE CLASSES PERPASSA PELA ESCOLA PÚBLICA, POR MEIO DA FORMAÇÃO DA BASE SOCIAL PARA O TRABALHO, OU SEJA, O PROJETO PEDAGÓGICO HEGEMÔNICO CAPITALISTA, CRIOU MEIOS PARA FORMAR, DISTRIBUIR E FAZER CIRCULAR UM CONHECIMENTO TÉCNICO-OPERACIONAL, QUE PUDESSE SER COMUM AOS TRABALHADORES E AOS SEUS FILHOS (ª). CONTUDO, NO ESPAÇO ESCOLAR TAMBÉM É POSSÍVEL CONSTRUIR OUTRAS FORMAS DE APROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO, DE FAZER DELE FERRAMENTA DE RESISTÊNCIA E PRÁTICA SOCIAL. NESSE SENTIDO, É QUE ELABOROU-SE ESSE TRABALHO, PARA CONTRIBUIR NESSE DIÁLOGO HISTÓRICO DE LUTA E RESISTÊNCIA DA NOSSA CLASSE TRABALHADORA. ESSA REFLEXÃO ORIGINOU-SE DE UM CONTEXTO MATERIAL, HISTÓRICO DE PRODUÇÃO/REPRODUÇÃO DA NOSSA REALIDADE ATUAL. A TEORIA É -A SISTEMATIZAÇÃO, REFLEXÃO CRÍTICA E ABSTRAÇÃO CONCRETA DA NOSSA REALIDADE, E NESSE PROCESSO EXISTE UM MOVIMENTO PEDAGÓGICO MEDIADO/ MEDIADOR DA FORMAÇÃO DOS SUJEITOS DA SUA HISTÓRIA.