O POTENCIAL DO USO DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO É UM DOS TEMAS QUE VEM SENDO DEBATIDO A ANOS DE COMO A AQUISIÇÃO DESSAS FERRAMENTAS PODERIAM SER DE MÁXIMO APROVEITAMENTO PARA ALUNOS E PROFESSORES. NESSE SENTIDO OS SOFTWARES EDUCACIONAIS PODEM SER UMA BOA AQUISIÇÃO NESSE PROCESSO EVOLUTIVO DA EDUCAÇÃO, EM TERMO DE SOFTWARE EDUCACIONAL, O VIRTUAL LAB É UM PROGRAMA QUE TEM COMO FINALIDADE A SIMULAÇÃO DE ATIVIDADES LABORATORIAIS DE FÍSICA E QUÍMICA. ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR A APLICAÇÃO DO SOFTWARE EDUCACIONAL VIRTUAL LAB NO ENSINO DE QUÍMICA NAS ESCOLAS, IDENTIFICANDO A CONCEPÇÃO DE PROFESSORES E TAMBÉM DOS ALUNOS PARA AVERIGUAR SE SERIA POSSÍVEL O SEU APROVEITAMENTO EM SALA DE AULA. A METODOLOGIA UTILIZADA TEM CARACTERÍSTICA QUALITATIVA E EXPLORATÓRIA DE CAMPO, CUJOS SUJEITOS SÃO OS ALUNOS E PROFESSORES DA REDE PÚBLICA. NA PESQUISA REALIZADA COM OS DOCENTES A MAIORIA AFIRMOU QUE NÃO TERIA COMO USAR O SOFTWARE EM SALA DE AULA, POR NÃO POSSUIR RECURSOS NAS ESCOLAS ONDE LECIONAM OU NÃO POSSUIR CONHECIMENTO SUFICIENTE PARA OPERACIONALIZAR ESSAS FERRAMENTAS. EM CONTRAPARTIDA, O RESULTADO DA PESQUISA COM OS ALUNOS MOSTRA UM GRANDE GRAU DE INTERESSE E ACEITAÇÃO EM USO DAS TECNOLOGIAS E AO VIRTUAL LAB. UM RESULTADO CONSIDERADO ESTIMULANTE PARA SUA POSSÍVEL EXECUÇÃO NAS AULAS E ATÉ FORA DO ESPAÇO FORMAL DE ENSINO. DESSE MODO, A NOVA GERAÇÃO ESTÁ CADA VEZ MAIS INCLUÍDA NO MEIO TECNOLÓGICO, OS PROFESSORES PRECISAM SE ATUALIZAR PARA ACOMPANHAR O DESENVOLVIMENTO E REPASSAR O CONHECIMENTO DE UMA MANEIRA QUE FACILITE A COMPREENSÃO DO CORPO DISCENTE.