O PROJETO EXPLANADO EXPÕE O ENSINO DE BOTÂNICA (FISIOLOGIA E ANATOMIA VEGETAIS), NO CENÁRIO DA PANDEMIA DA COVID-19, DE MANEIRA ON-LINE, QUANDO OS ALUNOS SÃO CONVIDADOS A REALIZAREM PRÁTICAS EXPERIMENTAIS EM SUAS CASAS, OBSERVANDO O DESENVOLVIMENTO DE PLANTAS EM CONDIÇÕES AMBIENTAIS DIVERSAS (ÁGUA, NUTRIENTES, LUZ), APRENDENDO POR AVERIGUAÇÕES E AMPLIANDO SUAS LINGUAGENS CIENTÍFICAS COM O DIRECIONAMENTO DADO PELAS PROFESSORAS, NUMA PERSPECTIVA DIDÁTICA QUE CONCILIA DISCERNIMENTO COGNITIVO DOS ALUNOS, METODOLOGIAS DE INVESTIGAÇÃO E PRÁTICAS EFETIVADAS NO AMBIENTE DOMÉSTICO. A PESQUISA ACONTECEU EM TRÊS (3) TURMAS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO CEFET-MG (CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS), EM BELO HORIZONTE-MG, NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA. AS REPERCUSSÕES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS CONSTATARAM QUE OS EXPERIMENTOS ASSESSORARAM O AUMENTO DA COMPREENSÃO CIENTÍFICA E O AUTO-GOVERNO DOS ALUNOS, NUMA APRENDIZAGEM PROATIVA.