IMPORTANTE ETAPA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DO ESTUDANTE DE LICENCIATURA, O ESTÁGIO SUPERVISIONADO POSSIBILITA AO FUTURO PROFESSOR O PRIMEIRO CONTATO COM A VIVÊNCIA NO ESPAÇO ESCOLAR, APROXIMANDO-O DE SEU LÓCUS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL; A ESCOLA BÁSICA. O PRESENTE TRABALHO DE NATUREZA QUALITATIVA, TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA QUE OBJETIVOU RELATAR E REFLETIR SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS I, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO, REALIZADO EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL LOCALIZADA NO MUNÍCIPIO DE ALEGRE/ES, EVIDENCIANDO AS DIFICULDADES E DESAFIOS ENCONTRADOS NO PERÍODO PANDÊMICO, E AS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO FUTURO PROFESSOR DE BIOLOGIA. EM DECORRÊNCIA DO ENSINO REMOTO, A REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO FOI DESAFIADORA DEVIDO À NECESSIDADE DE ADAPTAÇÃO DE ATIVIDADES, A FALTA DE CONTATO COM OS ESTUDANTES, COM O PROFESSOR E COM A ROTINA ESCOLAR. O CONTEÚDO TRABALHADO DE TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS, POR SER ABSTRATO, PODE TER SIDO DUPLAMENTE PREJUDICADO NO ENSINO REMOTO. ENTRETANTO, OS DESAFIOS VIVENCIADOS POSSIBILITARAM A APRENDIZAGEM E O CONHECIMENTO DE VARIADAS PLATAFORMAS DIGITAIS QUE PODERÃO SER UTILIZADAS EM AULAS FUTURAS. APESAR DA AUSÊNCIA DO CONTATO PRESENCIAL COM A COMUNIDADE ESCOLAR, O ENSINO REMOTO PERMITIU A VIVÊNCIA DE UMA EXPERIÊNCIA ÚNICA E A POSSIBILIDADE DE DESCOBERTA DA ARTICULAÇÃO DOS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS E PEDAGÓGICOS COM OS RECURSOS DIGITAIS E TECNOLÓGICOS. ALÉM DISSO, PROPORCIONOU A TROCA DE SABERES ENTRE O ESTAGIÁRIO E O PROFESSOR SUPERVISOR, O COMPARTILHAMENTO DE EXPERIÊNCIAS E REFLEXÕES SOBRE AS DIFERENTES REALIDADES VIVENCIADAS PELOS ESTUDANTES, E SOBRE O COTIDIANO ESCOLAR ANTES E DURANTE A PANDEMIA.