SILVA, Maria Vitória Ferreira et al.. Estudo da relação democracia e educação. VII CONEDU - Conedu em Casa... Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/81269>. Acesso em: 22/12/2024 19:30
A PRESENTE PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO NO ÂMBITO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS, DESENVOLVER UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O “ESTUDO DA RELAÇÃO DEMOCRACIA E EDUCAÇÃO”. ASSIM SENDO, BUSCA-SE COM A PESQUISA APRENDER OS SENTIDOS E SIGNIFICADOS DO CONCEITO DE DEMOCRACIA E SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO, BUSCANDO COMPREENDER OS PROCESSOS E ARTICULAÇÕES NO CAMPO EDUCACIONAL. NESTE CONTEXTO, CONSIDERA-SE PERTINENTE A REFLEXÃO ACERCA DAS CARACTERÍSTICAS E FORMAS DE DEMOCRATIZAÇÃO DO ESTADO E DA SOCIEDADE BRASILEIRA, BEM COMO O CONHECIMENTO DOS MECANISMOS LEGAIS QUE NORMATIZAM A EXISTÊNCIA E O FUNCIONAMENTO DAS PRÁTICAS POLÍTICO INSTITUCIONAIS. A METODOLOGIA CONSISTIU EM UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA ACERCA DA TEMÁTICA DEMOCRACIA E EDUCAÇÃO, TENDO COMO PRINCIPAIS FONTES RANCIÉRE (2010) E BOAVENTURA (2018), VISANDO PERCEBER A COMPREENSÃO/SIGNIFICADOS DA EDUCAÇÃO E SUA RELAÇÃO COM OS PROCESSOS DEMOCRÁTICOS VIVENCIADOS NO CONTEXTO SOCIAL BRASILEIRO. OS RESULTADOS DESTA PESQUISA BUSCARAM RESPONDER O PROPÓSITO DESTA PESQUISA QUE DENTRE OUTROS ASPECTOS, CONSISTIU EM DESMISTIFICAR AS CONCEPÇÕES NATURALIZADAS DE DEMOCRACIA NA REALIDADE BRASILEIRA.