CONSIDERANDO QUE A GRANDE MAIORIA DOS ESTUDANTES QUE INGRESSAM AO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS APRESENTA ELEVADO DESINTERESSE/DESMOTIVAÇÃO PELOS CONTEÚDOS RELACIONADOS À GEOGRAFIA OBJETIVOU-SE IDENTIFICAR OS DIFERENTES FATORES QUE PROVOCAM TAL DESINTERESSE. PARA TANTO, PROCEDEU-SE COM UMA INVESTIGAÇÃO POR MEIO DA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS JUNTO A ESTUDANTES DO QUINTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS E SUAS RESPECTIVAS PROFESSORAS DAS DUAS REDES DE ENSINO: ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES DO MUNICÍPIO DE PATOS – PB. NESTE ESTUDO BUSCOU-SE ANALISAR OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UTILIZADOS NESTA FASE DE ENSINO, POIS SEGUNDO CASTROGIOVANNI (2009) AS CRIANÇAS CHEGAM AO SEXTO ANO SEM UMA ALFABETIZAÇÃO GEOGRÁFICA. DESSE MODO, OBSERVOU-SE QUE, AS PROFESSORAS APRESENTAM LACUNAS ADVINDAS DA GRADUAÇÃO NOS CURSOS DE PEDAGOGIA QUE ASSOCIADAS À ESCASSEZ DE MATERIAIS DIDÁTICOS E A UMA REDUZIDA CARGA HORÁRIA DESTINADA À GEOGRAFIA TÊM PROMOVIDO A UTILIZAÇÃO DE AULAS BASEADAS NA MERA EXPOSIÇÃO DOS CONTEÚDOS O QUE NOS PERMITE CONSIDERAR QUE O ENSINO DE GEOGRAFIA PRATICADO NESTA FASE AINDA É ENRAIZADO EM MÉTODOS MUITO TRADICIONAIS O QUE NÃO É ATRAENTE PARA ESTA FAIXA ETÁRIA E REPERCUTE NEGATIVAMENTE NA FASE SEGUINTE, MAIS ESPECIFICAMENTE NO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS.