POR MEIO DA ANÁLISE DE VÍDEOS PREMIADOS DO “FESTIVAL DE VÍDEOS DIGITAIS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA” E DO ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE A LITERATURA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, ESTE TRABALHO VISA SE DEBRUÇAR SOBRE QUAIS SÃO POSSÍVEIS/POTENCIAIS ABORDAGENS DA MATEMÁTICA ESCOLAR QUE PERMITAM O ENGAJAMENTO, A PARTICIPAÇÃO E A COMPREENSÃO POR PARTE DOS/AS ALUNOS/AS. PARA ISSO, CONSIDERAMOS COMO CORPUS DE ANÁLISE DESTE TRABALHO OS VÍDEOS PRODUZIDOS NO ÂMBITO DOS REFERIDOS FESTIVAIS, COM ÊNFASE NO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL 2 E ENSINO MÉDIO. JUSTIFICA-SE ESTA PROPOSTA A PARTIR DA NECESSIDADE E DA RELEVÂNCIA DE MAPEAR E ELABORAR PRÁTICAS E EXPERIÊNCIAS DE ENSINO DE MATEMÁTICA HUMANAS, COM CONTEXTO E SIGNIFICADO. METODOLOGICAMENTE, RECORREMOS AO ESTUDO BIBLIOGRÁFICO CAPAZ DE SUBSIDIAR A CONSTRUÇÃO DE CATEGORIAS DE ANÁLISE DOS VÍDEOS QUE CONSTITUEM O CORPUS DO TRABALHO. OS RESULTADOS PARCIAIS DESTE TRABALHO SINALIZAM CARACTERÍSTICAS TANTO EM RELAÇÃO ÀS ESCOLHAS METODOLÓGICAS COMO PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA. DESTACAM-SE, AO FINAL, PRÁTICAS DE ENSINO QUE TENHAM TIDO ÊXITO NO SENTIDO DE CONTRIBUIR PARA A ATRIBUIÇÃO DE SIGNIFICADO À MATEMÁTICA ESCOLAR.