A FORMA DE AVALIAR ? UM ELEMENTO MUITO IMPORTANTE NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM, TORNANDO-SE PRATICAMENTE UMA TRADI??O SEJA NA FORMA PRESENCIAL OU VIRTUAL SER PRATICADA DESDE O IN?CIO DO CURSO/DISCIPLINA POR MEIO DE UMA AVALIA??O DIAGN?STICA, PARA EM OUTROS MOMENTOS SER APROFUNDADA E MODIFICADA PARA ATENDER AOS DIVERSOS CONTEXTOS. NESSA PERSPECTIVA, A PANDEMIA CAUSADA PELO NOVO CORONAV?RUS TROUXE V?RIAS TRANSFORMA??ES PARA A ROTINA DOS EDUCADORES QUE PRECISARAM USAR AINDA MAIS AS M?DIAS DIGITAIS, QUE J? VINHAM TRANSFORMANDO A SUA ATUA??O H? ALGUM TEMPO, MAS COM O ISOLAMENTO SOCIAL VEIO TORNAR-SE ESSENCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES DI?RIAS E AVALIATIVAS. NESSE TRABALHO BUSCOU-SE IDENTIFICAR AS FORMAS UTILIZADAS PARA REALIZAR A AVALIA??O DA APRENDIZAGEM PELOS PROFESSORES DE UMA DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE JUAZEIRO DO NORTE - CEAR? NO PER?ODO DA PANDEMIA DO CORONAV?RUS E DESCREVER AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES AVALIATIVAS REALIZADAS DE FORMA REMOTA, BEM COMO AS FORMAS DE SUPERA??O. PARA ISSO, FOI REALIZADA UMA PESQUISA QUALITATIVA COM A UTILIZA??O DE QUESTION?RIOS, QUE FORAM APLICADOS AOS PROFESSORES DESTA UNIDADE DE ENSINO. OBSERVANDO-SE QUE A CADA PASSO DADO PELOS EDUCADORES FORAM AMPLIADAS AS POSSIBILIDADES DID?TICOS-PEDAG?GICAS QUE N?O ERAM PERCEBIDAS ANTES DA PANDEMIA, BEM COMO AS IN?MERAS ATIVIDADES PASS?VEIS DE DESENVOLVIMENTO POR MEIO VIRTUAL, S?NCRONO E ASS?NCRONO, SEM DEIXAR DE SOMAR EXPERI?NCIAS COM OUTROS EDUCADORES QUE TAMB?M ENFRENTAVAM DESAFIOS, MAS NUNCA DESISTIRAM DE BUSCAR NOVAS METODOLOGIAS PARA DESENVOLVER A APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS DA MELHOR MANEIRA POSS?VEL. ESTE RESUMO FOI APROVADO E PUBLICADO NOS ANAIS DO CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITO E TECNOLOGIA - CONDITEC, OCORRIDO NO PER?ODO DE 10 A 13 DE MAIO DE 2021.