Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CRIANÇA DA ERA DIGITAL: AS NARRATIVAS DE YOUTUBERS MIRINS E SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO E IDENTIDADE DA INFÂNCIA CONTEMPORÂNEA

Palavra-chaves: IDENTIDADE INFANTIL, YOUTUBER MIRIM, INFÂNCIA CONTEMPORÂNEA, ESTUDOS CULTURAIS, MÍDIA-EDUCAÇÃO Pôster (PO) GT 19 – Tecnologias e Educação
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 79895
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 588
    "inscrito_id" => 1987
    "titulo" => "CRIANÇA DA ERA DIGITAL: AS NARRATIVAS DE YOUTUBERS MIRINS E SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO E IDENTIDADE DA INFÂNCIA CONTEMPORÂNEA"
    "resumo" => "A PRESENTE PESQUISA BUSCOU INVESTIGAR A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE DA INFÂNCIA CONTEMPORÂNEA A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS INFANTIS QUE OCORREM POR MEIO DAS NARRATIVAS DOS YOUTUBERS MIRINS. REALIZOU-SE UMA SELEÇÃO DE DOIS CANAIS PROTAGONIZADOS POR YOUTUBERS MIRINS, COM NÚMERO EXPRESSIVO DE INSCRITOS E, APÓS ANÁLISE DE 280 VÍDEOS, FORAM SELECIONADOS 78 PARA COMPOSIÇÃO DO CORPUS, REFERENTE AO ANO DE 2019. COM A ESTRATÉGIA DE ANÁLISE DE CONTEÚDO IDENTIFICOU-SE QUATRO GRANDES CATEGORIAS QUE PERMEIAM A IDENTIDADE INFANTIL CONTEMPORÂNEA. À LUZ DOS ESTUDOS CULTURAIS E DA MÍDIA-EDUCAÇÃO, COMPREENDE-SE QUE OS CRIADORES DE CONTEÚDO, DEVIDO À ALTA VISIBILIDADE DE SEUS CANAIS, TRANSPASSAM AS TELAS DO OFFLINE, PRODUZINDO NOVAS EXPERIÊNCIAS PARA A AUDIÊNCIA. UTILIZAM, TAMBÉM, DE NARRATIVAS TRANSMÍDIA PARA INTENSIFICAR  A RELAÇÃO COM O PÚBLICO INFANTIL. CONSTATA-SE, AINDA, QUE AS IDENTIDADES INFANTIS PROPAGADAS CIRCULAM, EM SUA MAIORIA, EM TORNO DO CONSUMO DE PRODUTOS E PUBLICIDADE. POR FIM, A MÍDIA EDUCAÇÃO SE FAZ NECESSÁRIA PARA QUE ESSAS QUESTÕES SEJAM TRABALHADAS DE FORMA CRÍTICA NA SALA DE AULA, COM O APOIO DE UMA PEDAGOGIA REVOLUCIONÁRIA. CABE, À ESCOLA, ENSINAR AS CRIANÇAS A REFLETIR, QUESTIONAR E ENTENDER COMO FUNCIONAM TODAS AS FACETAS DAS NOVAS MÍDIAS, PREPARANDO-OS PARA ATUAREM ATIVAMENTE NA SOCIEDADE QUE ESTÃO INSERIDOS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "IDENTIDADE INFANTIL, YOUTUBER MIRIM, INFÂNCIA CONTEMPORÂNEA, ESTUDOS CULTURAIS, MÍDIA-EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA119_ID1987_28072021185323.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAMILA BLESSA"
    "autor_nome_curto" => "CAMILA BLESSA"
    "autor_email" => "camilablessa@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 79895
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 588
    "inscrito_id" => 1987
    "titulo" => "CRIANÇA DA ERA DIGITAL: AS NARRATIVAS DE YOUTUBERS MIRINS E SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO E IDENTIDADE DA INFÂNCIA CONTEMPORÂNEA"
    "resumo" => "A PRESENTE PESQUISA BUSCOU INVESTIGAR A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE DA INFÂNCIA CONTEMPORÂNEA A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS INFANTIS QUE OCORREM POR MEIO DAS NARRATIVAS DOS YOUTUBERS MIRINS. REALIZOU-SE UMA SELEÇÃO DE DOIS CANAIS PROTAGONIZADOS POR YOUTUBERS MIRINS, COM NÚMERO EXPRESSIVO DE INSCRITOS E, APÓS ANÁLISE DE 280 VÍDEOS, FORAM SELECIONADOS 78 PARA COMPOSIÇÃO DO CORPUS, REFERENTE AO ANO DE 2019. COM A ESTRATÉGIA DE ANÁLISE DE CONTEÚDO IDENTIFICOU-SE QUATRO GRANDES CATEGORIAS QUE PERMEIAM A IDENTIDADE INFANTIL CONTEMPORÂNEA. À LUZ DOS ESTUDOS CULTURAIS E DA MÍDIA-EDUCAÇÃO, COMPREENDE-SE QUE OS CRIADORES DE CONTEÚDO, DEVIDO À ALTA VISIBILIDADE DE SEUS CANAIS, TRANSPASSAM AS TELAS DO OFFLINE, PRODUZINDO NOVAS EXPERIÊNCIAS PARA A AUDIÊNCIA. UTILIZAM, TAMBÉM, DE NARRATIVAS TRANSMÍDIA PARA INTENSIFICAR  A RELAÇÃO COM O PÚBLICO INFANTIL. CONSTATA-SE, AINDA, QUE AS IDENTIDADES INFANTIS PROPAGADAS CIRCULAM, EM SUA MAIORIA, EM TORNO DO CONSUMO DE PRODUTOS E PUBLICIDADE. POR FIM, A MÍDIA EDUCAÇÃO SE FAZ NECESSÁRIA PARA QUE ESSAS QUESTÕES SEJAM TRABALHADAS DE FORMA CRÍTICA NA SALA DE AULA, COM O APOIO DE UMA PEDAGOGIA REVOLUCIONÁRIA. CABE, À ESCOLA, ENSINAR AS CRIANÇAS A REFLETIR, QUESTIONAR E ENTENDER COMO FUNCIONAM TODAS AS FACETAS DAS NOVAS MÍDIAS, PREPARANDO-OS PARA ATUAREM ATIVAMENTE NA SOCIEDADE QUE ESTÃO INSERIDOS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "IDENTIDADE INFANTIL, YOUTUBER MIRIM, INFÂNCIA CONTEMPORÂNEA, ESTUDOS CULTURAIS, MÍDIA-EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD4_SA119_ID1987_28072021185323.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAMILA BLESSA"
    "autor_nome_curto" => "CAMILA BLESSA"
    "autor_email" => "camilablessa@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

A PRESENTE PESQUISA BUSCOU INVESTIGAR A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE DA INFÂNCIA CONTEMPORÂNEA A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS INFANTIS QUE OCORREM POR MEIO DAS NARRATIVAS DOS YOUTUBERS MIRINS. REALIZOU-SE UMA SELEÇÃO DE DOIS CANAIS PROTAGONIZADOS POR YOUTUBERS MIRINS, COM NÚMERO EXPRESSIVO DE INSCRITOS E, APÓS ANÁLISE DE 280 VÍDEOS, FORAM SELECIONADOS 78 PARA COMPOSIÇÃO DO CORPUS, REFERENTE AO ANO DE 2019. COM A ESTRATÉGIA DE ANÁLISE DE CONTEÚDO IDENTIFICOU-SE QUATRO GRANDES CATEGORIAS QUE PERMEIAM A IDENTIDADE INFANTIL CONTEMPORÂNEA. À LUZ DOS ESTUDOS CULTURAIS E DA MÍDIA-EDUCAÇÃO, COMPREENDE-SE QUE OS CRIADORES DE CONTEÚDO, DEVIDO À ALTA VISIBILIDADE DE SEUS CANAIS, TRANSPASSAM AS TELAS DO OFFLINE, PRODUZINDO NOVAS EXPERIÊNCIAS PARA A AUDIÊNCIA. UTILIZAM, TAMBÉM, DE NARRATIVAS TRANSMÍDIA PARA INTENSIFICAR A RELAÇÃO COM O PÚBLICO INFANTIL. CONSTATA-SE, AINDA, QUE AS IDENTIDADES INFANTIS PROPAGADAS CIRCULAM, EM SUA MAIORIA, EM TORNO DO CONSUMO DE PRODUTOS E PUBLICIDADE. POR FIM, A MÍDIA EDUCAÇÃO SE FAZ NECESSÁRIA PARA QUE ESSAS QUESTÕES SEJAM TRABALHADAS DE FORMA CRÍTICA NA SALA DE AULA, COM O APOIO DE UMA PEDAGOGIA REVOLUCIONÁRIA. CABE, À ESCOLA, ENSINAR AS CRIANÇAS A REFLETIR, QUESTIONAR E ENTENDER COMO FUNCIONAM TODAS AS FACETAS DAS NOVAS MÍDIAS, PREPARANDO-OS PARA ATUAREM ATIVAMENTE NA SOCIEDADE QUE ESTÃO INSERIDOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.