O ARTIGO DISCUTE O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL NAS TESES, MAIS ESPECIFICAMENTE NO BANCO DE TESES DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR – CAPES, NO PERÍODO DE 2010 A 2018. ASSIM, DESENVOLVE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA PARTINDO DA LEITURA DOS RESUMOS DAS TESES LEVANTADAS ESTABELECE OS SEGUINTES CRITÉRIOS DE ESCOLHAS, SE E SOMENTE SE, POR PESQUISAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA CUJA ORIENTAÇÃO TEÓRICA E METODOLÓGICA SEJA PAUTADA NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL. OS RESULTADOS DEMONSTRAM QUE APESAR DO LEVANTAMENTO, QUARENTA E SETE TESES, APENAS CINCO PESQUISAS SÃO DE PROPOSTAS DESENVOLVIDAS, EFETIVAMENTE, COM O TEMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA, COM A ORIENTAÇÃO TEÓRICA-METODOLÓGICA PRECONIZADA PELA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL. AS REFERIDAS PESQUISAS INDICAM QUE NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DEVE FAVORECER AOS PARTICIPANTES A COMPREENSÃO DO SIGNIFICADO DO TRABALHO DOCENTE.