AO DECORRER DA HISTÓRIA HOUVE SIGNIFICATIVO PROGRESSO NO SISTEMA DE INCLUSÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO AMBIENTE EDUCACIONAL, COM A APLICAÇÃO DE LEIS, DECLARAÇÕES, PESQUISAS E PUBLICAÇÕES À POSSIBILIDADE DE INSERÇÃO NO CONTEXTO SOCIAL, ENVOLVENDO TODOS OS INDIVÍDUOS. O OBJETIVO DO ESTUDO EM QUESTÃO FOI DESENCADEAR UMA REFLEXÃO ACERCA DO AUTISMO NAS SERIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DELES. A METODOLOGIA UTILIZADA PARA A ELABORAÇÃO DESTE ARTIGO FOI A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, POR MEIO DE ARTIGOS, LIVROS E PUBLICAÇÕES EM RELAÇÃO AO TEMA ABORDADO, SENDO ESTE DE CUNHO QUALITATIVO. NO ENTANTO, É EMINENTE O ROMPIMENTO DE MUITAS BARREIRAS NO PROCESSO INCLUSIVO, UMA PROVA DISSO É A INSERÇÃO DE CRIANÇAS AUTISTAS NO ENSINO REGULAR E PRINCIPALMENTE O ACOMPANHAMENTO PROFISSIONAL QUE VEM CONTRIBUINDO POSITIVAMENTE PARA O DESENVOLVIMENTO.